Retrospectiva 2015.

Imagem retrospectiva 2015_1

2015 foi um ano de muitas realizações para Casa da Cultura Polônia Brasil, tanto em sua sede na capital paranaense, quanto em outras cidades do estado e fora do Paraná inclusive, locais que receberam eventos e produtos originários de projetos realizados pela instituição.

A atual gestão sob direção de Schirlei M. Freder e seus colaboradores, juntamente com o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, seus apoiadores institucionais e empresas patrocinadoras alcançou os objetivos e metas planejados para o período e fechou o ano com chave de ouro, atingindo grande público com suas exposições, saraus, palestras, encontros gastronômicos, feiras, encontros de conversação do idioma polonês, publicação de livros e com a criação do curso de idioma polonês ofertado em vários horários pela instituição.

A Casa da Cultura Polônia Brasil instituição sem fins lucrativos cujo corpo diretivo é composto por voluntários possui a missão de promover: a pesquisa, o intercâmbio entre Polônia e Brasil, a cooperação com entidades polonesas e brasileiras, a promoção do patrimônio, da tradição e dos costumes, sobretudo, a ação como agente de integração da comunidade polono-brasileira no Paraná e no Brasil, missão essa contemplada a cada atividade pensada e realizada pela instituição neste ano, motivo pelo qual nossa retrospectiva quer destacar alguns desses momentos e agradecer a todos que de alguma maneira colaboraram para o sucesso deste trabalho, para em seguida com a mesma alegria e dedicação divulgar o calendário 2016 em nosso site e fanpage.

Aguarde!

Quer recordar conosco alguns desses momentos? É só clicar nos links para saber mais.

 

‘’Observador Diurno, Observador Noturno’’ Exposição do artista polonês Jacek Sroka.

Arte polônica brasileira” exposição composta por gravuras, pinturas, desenhos, ilustrações e fotografia de artistas brasileiras de ascendência polonesa.

‘’Liberdade, soberania, democracia: Polônia, 25 anos’’ exposição que trouxe jornais, cartazes e fotografias que registraram a luta do sindicato Solidariedade cuidadosamente escolhidos para mostrar a importância da Polônia, de seus filhos ilustres e anônimos na transformação do mundo atual.

‘’Um intrépido Polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński (1933)”. Exposição inaugurada em 2013 em Curitiba que seguiu em itinerância em 2014 e 2015 por cidades dos Paraná.

Lendas Polonesas”, exposição cujo objetivo é disseminar a arte e cultura polonesa e brasileira e sua influência nas produções realizadas pelas artistas descendentes de poloneses, trazendo aspectos de sua cultura e raízes e interpretando o rico e encantado universo das lendas e mitos da Polônia”.

Jantar Polonês” o primeiro encontro gastronômico realizado pela instituição em em Curitiba.

Casa da Cultura Polônia Brasil comemora seu 3º Aniversário com os “Sabores do Inverno”, segundo encontro gastronômico realizado em 2015.

Meu coração de polaco voltou” uma homenagem ao poeta Paulo Leminski, A Casa da Cultura Polônia Brasil e a família Leminski realizou várias ações em homenagem ao poeta curitibano em 2015.

Na “Primavera dos Museus 2015” a Casa da Cultura Polônia Brasil trouxe o classicismo na obra de Zbigniew Herbert.

Casa da Cultura Polônia Brasil e Consulado Geral da Polônia em Curitiba comemoraram em 2015 a Independência da Polônia com uma série de atividades.

Lendas Polonesas” exposição da Casa da Cultura Polônia Brasil esteve presente este ano na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek em São José dos Pinhais.

O Teatro Polonês “Polski Teatr” integrou a programação da Casa da Cultura Polônia Brasil em comemoração à independência da Polônia.

Os últimos exemplares da publicação inédita no Brasil “Meu coração de polaco voltou” à venda na Casa da Cultura Polônia Brasil.

Projeto “Meu coração de polaco voltou”, que expõe influências polonesas na obra de Paulo Leminski, chega a Porto Alegre.

Casa da Cultura Polônia Brasil fez pré-lançamento, em 2015, do livro “Memórias de Luz: História de Poloneses Justos” em Curitiba.

Casa da Cultura Polônia Brasil lançou em 2015 com exclusividade semijoias inspiradas em wycinanki de artista brasileira de origem polonesa.