Celebração e homenagens encerram o calendário de 2016 da Casa da Cultura Polônia Brasil.

A Casa da Cultura Polônia Brasil sediada na capital paranaense realizou muitas atividades ao longo de 2016 e encerrou o ano com relevante ação para a cultura polonesa: a Partilha do Opłatek, que celebra o Natal com a partilha do pão, reforçando a prática do perdão mútuo, a união e a vivência fraterna.

Na noite de 14 de dezembro de 2016 o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba representado pelo Exmo. Consul Geral Sr. Marek Makowski, realizou um encontro para a Partilha do Opłatek e confraternização de Natal. O encontro que aconteceu na Casa da Cultura Polônia Brasil contou com a presença de diretores e conselheiros de diversas entidades polônicas atuantes em Curitiba, entre elas a Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko, a Sociedade Polono-Brasileira Marechal Pilsudski e a Braspol.

(Axel Giller, Márcia Széliga, Mauro Giller, Rhuan Zaleski, Adriana Kmiec, Evely Giller, Gregory Mielec, Ewa Zukrowska e Schirlei Freder - Foto: Beatriz Kulinitz)

(Axel Giller, Márcia Széliga, Mauro Giller, Rhuan Zaleski, Adriana Kmiec, Evely Giller, Gregory Mielec, Ewa Zukrowska e Schirlei Freder – Foto: Beatriz Kulinitz)

Agradecimentos especiais foram dados pela vinda de Gregory Mielec e Ewa Zukrowska que realizaram naquela tarde uma belíssima oficina de culinária com tema natalino.

(Sr. Consul Geral da Polônia Marek Makowski, Sra Emilia Piaskowski e Sra Schirlei Freder - Foto: Beatriz Kulinitz)

(Sr. Consul Geral da Polônia Marek Makowski, Sra Emilia Piaskowski e Sra Schirlei Freder – Foto: Beatriz Kulinitz)

Mas o grande momento da noite foi a homenagem prestada a duas agentes da cultura polonesa em Curitiba através de honraria concedida pelo Ministro de Cultura e Patrimônio Nacional da Polônia à Sra. Emilia Piaskowski, artista da wycinanka, fundadora de diversas entidades polônicas em Curitiba e coralista no Coral João Paulo II, e a Sra. Schirlei Mari Freder, atual presidente e co-fundadora da Casa da Cultura Polônia Brasil, fotógrafa e pesquisadora de assuntos polônicos, ambas receberam a condecoração de “mérito à cultura polonesa”.

(Mauro Giller, Vice Consul Dorota Ortynska, Vice Consul Dorota Bogotyn, Sra Schirlei Freder, Padre  Jan Sobieraj, Consul Geral SR Marek Makowski, Sra Emilia Piaskowski, Axel Giller e Márcia Széliga - Foto: Beatriz Kulinitz)

(Mauro Giller, Vice Consul Dorota Ortynska, Vice Consul Dorota Bogotyn, Sra Schirlei Freder, Padre Jan Sobieraj, Consul Geral SR Marek Makowski, Sra Emilia Piaskowski, Axel Giller e Márcia Széliga – Foto: Beatriz Kulinitz)

Ao final, todos receberam a benção pelas mãos do Padre Jan Sobieraj, da congregação Sociedade de Cristo no Brasil e em seguida aconteceu a Partilha do Oplatek, tradicional pão ázimo distribuído em festividades polonesas, momento em que todos os presentes trocaram votos de felicitações natalinas.

***