Recital de BELLA OLEJNIK

unnamed

“NÃO ME ROUBE A ALEGRIA DE VIVER!”

Monodrama musical apresentado por Bella Olejnik.

 

A artista convida a uma viagem por mundos inatingíveis, frequentemente intocáveis, por mundos de sonho, esperança, mentira, imaginação, mas também decepção, dor, felicidade e paz interior.

 

Bella Olejnik é uma artista reconhecida no cenário artístico polonês, atuando intensamente em produções teatrais, cinema e televisão.

Belka ou Belíssima, como ficou conhecida no famoso Cabaré de Olga Lipinska, tem em seu currículo atuações memoráveis, a exemplo do seriado infantil “Sete desejos”, tomando parte também do Teatro Estudantil Satíricos.

Também se apresenta com frequência em salas de espetáculos em Varsóvia como o Teatro de Variedades, o Teatro Dramático, o Teatro de Comédia e o Syrena.

 

Nesse recital, Bella Olejnik brinda o público com composições de autores consagrados como Agnieszka Osiecka, Edward Stachura, Piotr Rubik, Wlodzimierz Korcz, Jerzy Satanowski, Edith Piaf, Ryszard Syginowicz, Jeremy Przybora e Czeslaw Majewski, os quais contribuem para o alto nível artístico do espetáculo. Já seu talento artístico e musical é garantia de um concerto virtuoso no qual risos, lágrimas, emoção e reflexão são ingredientes indispensáveis.

PROGRAMA

 

  1. Ostatnie Tango (Último Tango) – antiga canção de cabaré, autor anônimo

História dramática sobre uma dançarina de cabaré que se apaixona por um de seus admiradores e depois é por ele abandonada. Desesperada, comete suicídio em sua última apresentação.

 

  1. Ach, Kiedy Znowu Ruszą Dla Mnie Dni(Ah, quando terei um novo dia) – letra de Edward Stachura e música de Jerzy Satanowski

Essa canção fala sobre uma mulher que se sente paralisada por uma decepção amorosa, e deseja ardentemente se libertar de tal desilusão para poder seguir em frente.

 

  1. Kochankowie z Ulicy Kamiennej(Amantes da Rua das Pedras) – letra de Agnieszka Osiecka e música de Wojciech Solarz

Entre os anos 50 e 70, um jovem casal, percorrendo a Rua das Pedras em Varsóvia com apenas dois złotys nos bolsos para o cinema, sonha em ser “Romeu e Julieta” e faz planos para o futuro.

Ao final, os dois voltam para a dura realidade de suas vidas, traduzidas pelas pedras em que pisam.

 

  1. Nie Budźcie Mnie(Não me acordem) – letra de Jeremi Przybora e música deJerzy Wąsowski

A personagem desta canção diz que não quer ser acordada, pois está tendo belos sonhos com uma borboleta que de repente se transforma num lindo rapaz que, obviamente, a ama.

 

  1. Ty Nie Mów do Mnie w Romantycznej Walucie(Não me fale de coisas românticas) – letra de Agnieszka Osiecka e música de Jerzy Satanowski

A canção fala de uma garota que trocou um amor verdadeiro por riquezas materiais, e mesmo após a morte pedia por um relacionamento prático.

 

  1. Już Jest Za Późno, Nie Jest Za Późno (É tarde demais, não é tarde demais) – letra de Edward Stachurae música de Jerzy Satanowski

A ideia central desta canção é que nunca é
tarde demais para o amor que nasce do encontro de dois corações perdidos.

 

  1. Niezałapana (Não fui feliz) – letra de Marek Grońskie música de Włodzimierz Korcz

A Canção conta a história de uma mulher realizada profissional e financeiramente, que de repende se vê sozinha e se dá conta que não desfrutou dos prazeres do sexo.

 

  1. Romans Kolejowy (Romance Ferroviário) – letra de Marta Kucharskae música de Ryszard Sygitowicz

Canção dramática sobre a separação entre uma polonesa e um judeu que, nos anos 60, é obrigado pelas autoridades a deixar a Polônia.

 

  1. Ulica Japonskiej Wiśni (Rua das Cerejeiras em Flor) – letra de Agnieszka Osieckae música de Jerzy Satanowski

Esta canção foi composta ainda nos tempos do socialismo, e fala da realidade cinza daquele contexto e do desejo de dias mais coloridos.

 

  1. Nie Brookliński Most (Não é a Pontedo Brooklyn)  – letra de Edward Stachurae música de Jerzy Satanowski

Essa canção, mencionando a Ponte do Brooklyn de modo simbólico, fala dos verdadeiros valores da vida, afirmando que o mais importante que o acúmulo de riquezas ou poder, é saber transformar noites tristes em dias felizes.