Está no ar o Boletim TAK! nº38

Prezados leitores, colaboradores e amigos.

Chegamos mais uma vez à edição de Natal do TAK! e com ela trazemos matérias muito especiais, como a retrospectiva da Casa da Cultura Polônia Brasil, narrando todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, a homenagem que o Consulado-Geral da República da Polônia em Curitiba faz ao Senador Bogdan Borusewicz em sua visita a Curitiba, a comemoração dos 95 anos da Sociedade Polono Brasileira em Varsóvia, e o recebimento da Ordem do Rio Branco pelo Liceum Ruy Barbosa, também em Varsóvia.

A Fundação José Walendowsky relembra as alegres confraternizações ocorridas durante o 15º Evento Cultural Polonês em Brusque, o CEPOL inaugura o acervo digital de imprensa de língua polonesa da UFPR, e a Sociedade Polonia Beneficiente do Rio de Janeiro comemora os 106 anos da Independência da Polônia.

Nossa capa tem a bela e nostálgica imagem da artista Denise Wendt, que nos remete aos antigos cartões de Natal, enviados pelos correios até bem pouco tempo atrás. Com o progresso técnico em que as mensagens são enviadas por SMS, Whats ou às vezes por E-mail, os desejos ou votos festivos de Natal também são transmitidos pela comunicação eletrônica.

Segundo o Prof. Ryszard Tadeusiewicz¹, até meados do século XIX, os votos eram enviados em forma de carta. O remetente trabalhava arduamente para expressar todos os seus sentimentos numa bela forma literária e muitas vezes os enriquecia com um quadro pintado à mão. Os votos enviados por carta eram únicos e irrepetíveis, e o destinatário de tais votos sabia que quem os enviava, o fazia de maneira calorosa e gentil.

Em 1840, o escritor britânico Theodore Hook criou e enviou o primeiro cartão postal. A partir de 1870 se inicia a produção industrial de cartões, e a demanda por eles cresceu com extrema rapidez. O primeiro cartão postal com conteúdo relacionado ao Natal, foi enviado em 1843.

Então, quando enviarmos nossos votos seja na forma eletrônica ou através de cartões postais, possamos fazê-lo da maneira mais sincera e carinhosa possível, como se estivéssemos olhando nos olhos da pessoa em questão, como nos aconselha o professor Tadeusiewicz…

A equipe do TAK! também deseja um Feliz e santo Natal a todos, e um
maravilhoso ano de 2025! Wesołych Świąt i pomyślnego Nowego Roku!

Izabel LIVISKI
Editora

Clique abaixo para fazer o download o seu exemplar.

1 comentário em “Está no ar o Boletim TAK! nº38”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *