A Páscoa representa uma das festas mais importantes na Polônia, e é também uma das mais antigas, já que incorpora várias tradições que remontam a períodos anteriores ao século XIV. O período da Quaresma era meticulosamente seguido, quando esse período tinha naquelas alturas uma dimensão espiritual e a Páscoa estava relacionada com o renascimento da natureza. Algumas tradições foram modificadas, mas algumas são mantidas até os dias de hoje, como a benção dos alimentos, o almoço com familiares e o śmigus dyngus, uma brincadeira muito popular, onde o costume é o de atirar água em outras pessoas.
Em nossa edição especial de Páscoa, Heliana Grudzien nos presenteia com uma das imagens de sua série “Viajantes” para a capa deste número. Destacamos a visita da Embaixadora da Polônia no Brasil, Sra Bogna Janke, as fotos analógicas de Ágatha Pradnik, e a estreia de Ulisses Iarochinski na seção de Cinema, em sua análise do filme Strefa Interesów, ganhador da estatueta do Oscar na categoria de melhor filme internacional. Temos a estreia também da seção O Estado Secreto Polonês, do historiador Rafael De Nadai Bacchi, que apresenta o primeiro capítulo de seu livro de mesmo nome. A seção Culinária ficou a cargo de uma figura misteriosa e enigmática que se autodenomina “A cozinheira polonesa do TAK!” será que descobriremos um dia, sua verdadeira identidade?
A professora Yolanta Tambor descreve a exposição chamada “Como um polonês construiu vias férreas no Brasil…” que ocorreu recentemente na Universidade da Silésia, Polônia. Cecília Szenkowicz Holtman traz uma bela crônica sobre a (re)construção e testemunho de Varsóvia. O relato sobre as atividades de Professores da ORPEG integrando crianças e jovens de origem polonesa no Brasil, é muito atual e permite vislumbrar a continuidade da língua e tradições polonesas em nosso país.
Desejamos a todos uma Feliz Páscoa junto a seus familiares!
Wesołego Alleluja!
Izabel LIVISKI
Editora Chef
Bardzo Dziekujemy
Za tak Ciekawe I na czasie
Informcjie
Życzę Wszystkim
Zdrowych i Wseolych
Świąt Wielkanocnych
W roku Panskim 2024
Wlodzimierz
Harasimowicz i Familua