Polônia em Contos e Encantos

A Casa da Cultura Polônia Brasil apresenta: Atelier de técnicas artísticas aplicadas à ilustração com base em temas da Cultura Polonesa: Lendas, Folclore, Poesia, Contos p/ a infância, Tradições
Orientadora: Márcia Széliga
Biografia: Artista plástica formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1981-9184), com Especialização em Desenho Animado pela Academia de Belas Artes de Cracóvia – Polônia (1989-1991), arteterapeuta formada pelo Incorporar-te – Espaço Terapêutico Corpo e Artes do Rio de Janeiro. É ilustradora de mais de 130 livros infantis e juvenis de diversos autores, e autora/ilustradora de 6 títulos. Foi ministrante de dois cursos de extensão na Universidade Federal do Paraná (1992), de técniscas artísticas e ilustração. Foi ilustradora da Antiga e Mística Ordem Rosacruz de 2014 a 2020. Idealizadora do livrobilingüe Lendas Polonesas, produzido pela Casa da Cultura Polônia Brasil.

Horários do Atelier de ilustração:
TURMA 1 – Segunda-feira: das 18:30 às 20:30 horas TURMA 2 – Quinta-feira: das 15 às 17 horas
DURAÇÃO: de 11 de Setembro a 15 de Dezembro
Mensalidade:
R$150,00 para associados da CCPB e STK
R$200,00 para alunos dos cursos de língua polonesa
R$250,00 para não associado
Faixa etária: a partir de 14 anos
Pré-requisito: providenciar o material que será solicitado. Não é necessário ter conhecimento prévio das bases de desenho. Só força de vontade.
Número de alunos por turma: mínimo de 04 (quatro) e máximo de 12 (doze)
APRESENTAÇÃO: O atelier de técnicas artísticas para ilustração traz como propósito o desenvolvimento e prática das diversas técnicas artísticas e linguagens expressivas aplicadas às ilustrações, a interpretação de textos, a construção de roteiros de livros de imagens, a composição do projeto gráfico, com todo esse conjunto voltado a temas poloneses.

OBJETIVOS:

  • Apresentar em aulas teóricas um panorama da história da ilustração desde a pré-história.
  • Trabalhar com o grupo de participantes a diversidade de técnicas artísticas aplicadas à ilustração em exercícios práticos, com o intuito de despertar e desenvolver o potencial e a expressão humana.
  • Desenvolver dinâmicas em grupo e individuais de interpretação de textos a serem traduzidos em imagens, valorizando as representações simbólicas.
  • Criação de imagens que tragam dentro do contexto uma segunda leitura e a possibilidade de uma história paralela dentro da temática a ser proposta.
  • Exercícios de criação de personagens. Estudos de expressões faciais, corporais e de personalidades. A expressão a partir das formas.
  • A arte de contar histórias sem texto: o livro de imagens. Criação de roteiro.
  • Independente de domínio ou não das bases de desenho, não será exigido conhecimento prévio, posto que o importante é despertar através das práticas o potencial criativo e o contato com a riqueza da cultura polonesa. E para quem já tem desenvolvido o desenho, experienciar novas vivências, troca de experiências e aprofundamento técnico e criativo.
    JUSTIFICATIVA: Por que ilustrar temas poloneses? Além de ser uma proposta promovida pela Casa da Cultura Polônia Brasil, o intuito é levar os participantes a conhecerem mais acerca da cultura e tradições polonesas, ao mesmo tempo
    em que acontece um aproveitamento de aprendizado e desenvolvimento nas práticas das diversas técnicas artísticasque serão oferecidas ao longo dos 4 meses de curso. Também, para quem está matriculado nos cursos de língua polonesa, uma oportunidade de se aprofundar e se familiarizar com a cultura polonesa, criando uma ponte com o estudo da língua.
    METAS:
    O atelier tem como meta ser instrumento de desenvolvimento do aluno em seu potencial criativo, explorando a diversidade de linguagens e técnicas, o que possibilita a ampliação na interpretação de textos, na criação de leitura de imagens e no encontro com a descoberta e desenvolvimento de uma expressão e estilo próprios, assegurando a produção de um primeiro projeto de livro, com o intuito de ser apresentado com os demais em uma exposição, que servirá como portfólio de apresentação no mercado da ilustração e inclusão no currículo, sendo emitidos Certificados de Participação com as devidas cargas horárias do atelier e da exposição.
    Pretende-se assim lançar as sementes do conhecimento e da experiência de uma bagagem por anos dedicada a trilhar pelo caminho da arte e da literatura, que venham a contribuir com a importância e a sensibilização da expressão humana, quanto a dar destaque e oportunidade a novos talentos dentro do universo da ilustração, a seguirem em busca de um carreira de trabalho.
    Com isso, oportuniza com que a maravilhosa diversidade e a riqueza do interior humano possam se expressar, em qualquer idade, de modo muito próprio e pessoal, abrindo as portas da imaginação, e trazendo para as imagens a infinidade de percepções e impressões acerca de uma cultura a comunicar ao público com uma expressão própria de cada um, como forma de sensibilizar e de trazer não só a composição estética como também a reflexão sobre o ato de criar e do diálogo entre imagem e o público em geral.
    METODOLOGIA:
  • Aulas teóricas:
    o A história da ilustração. A ilustração na história da humanidade.
    o As aplicações e estilos diversos da ilustração: a ilustração científica, a ilustração didática, a ilustração publicitária e a ilustração literária e seus diversificados gêneros, a história em quadrinhos, o livro ilustrado, o livro de imagens, cartazes.
    o Apresentação dos inúmeros materiais e ferramentas artísticas utilizados em ilustração e os materiais que serão solicitados para as práticas nas aulas.
  • Aulas práticas:
    o Exercícios utilizando apenas lápis grafite e papel sulfite.
    o Introdução à interpretação de texto com um pequeno poema para a infância.
    o Experimento dos materiais sempre trazendo um tema a ser ilustrado.
    o Exercícios de criação de personagens. Como caracterizar e dar vida aos personagens em suas expressões e atitudes.
    o Estudos de clima, tempo, luz e sombra, e a dramaticidade na criação de cenários para ilustrações, explorando cor e forma e dando a expressão captada no tema proposto.
    o Estudos e práticas das cores, formas, representações simbólicas e seus significados no processo de síntese da interpretação literária.
    o Criação de roteiros para livros de imagens.
    o Construção de roteiro para projeto de produção de um livro artesanal com o máximo de 8 páginas + capa.
    o Apresentação do processo de diagramação de um livro e impressão (opcional) por cada aluno do projeto do livro a título de portfólio.
    o Exposição das produções dos alunos feitas na oficina.
  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO:
  • Pinturas rupestres: As primeiras formas de ilustração na pré-história.
  • Os manuscritos egípcios: a ilustração como forma de escrita.
  • A Idade Média e os manuscritos religiosos: Os Manuscritos iluminados de ouro.
  • O surgimento da gravura e da impressão em série.
  • A entrada no século XX e as novas linguagens artísticas.
  • Noções sobre estilos de ilustração.
  • A ilustração científica e botânica.
  • A ilustração técnica.
  • A ilustração didática e paradidática.
  • A ilustração para histórias em quadrinhos, charges, mangás e caricatura.
  • A ilustração para literatura infantil e juvenil de acordo com as faixas etárias.
  • Técnicas artísticas aplicadas à ilustração.
  • A importância de carregar um sketchbook.
  • O projeto gráfico de um livro, o processo de registro, os modelos de contrato.
  • A trajetória de um livro desde a sua concepção até a entrada no mercado editorial e acesso ao público.
  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO:
  • Lápis grafite 2B e 6B. Exercícios de textura. Estudos de luz e sombra.
  • Carvão e giz branco sobre papel sulfite e papel kraft.
  • Lápis dermatográfico e giz de cera. O uso de apenas 12 cores.
  • Caneta esferográfica.
  • Lápis de cor. Descobrindo a diversidade de texturas.
  • Pastel seco e pastel oleoso.
  • A técnica da aquarela e do desenho aquarelado.
  • Pintura com tinta gouache.
  • Pintura com tinta acrílica.
  • Desenho a nanquim.
  • Pintura com café e outros pigmentos naturais.
  • Colagem com papéis coloridos e recortes de revistas.
  • Montagem e apresentação de portfólio e do primeiro livro.
  • Emissão de certificado de participação no curso
  • Emissão de certificado de participação na exposição de conclusão do curso.

ALGUNS DOS TEMAS POLONESES QUE SERÃO EXPLORADOS DURANTE O ATELIER:
LENDAS – A Sereia de Varsóvia
O Dragão do Castelo Wawel
Siuda Baba
Basyliszek
O trombeteiro de Cracóvia
Lajkonik
Pan Twardowski
O pescador de Varsóvia
COSTUMES – Śmigus-dyngus
Jasełka i Kolędy polskie
Símbolos da Páscoa
CONTOS DE FADAS POLONESES
POESIA POLONESA


Materiais necessários (devem ser adquiridos a medida que forem sendo solicitados):

  • Lápis grafite 2B e 6B
  • 1 pacote de papel sulfite tamanho A-4
  • 1 blco de papel lay-out 190gr
  • 1 bloco de papel Canson tamanho A-3
  • Carvão
  • Giz branco
  • Jogo de pastel seco 12 cores ou mais
  • Jogo de pastel oleoso 8 a 12 cores
  • Lápis dermatográfico 12 cores ou nas cores possíveis de obter
  • Giz de cera 12 cores
  • Caneta esferográfica BIC cristal 12 cores
  • Tinta naquim
  • Caneta bico de pena ou canetinhas nanquim
  • 2 folhas de papel kraft
  • Pincéis cabo amarelo chatos tamanho 2, 6, 10
  • Pincéis cerdas macias tamanho 2, 8, 12
  • Panos para limpeza
  • Tinta gouache nas cores branca, preta, azul celeste, magenta, amarelo-limão
  • Tinta acrílica nas mesmas cores
  • Jogo de aquarela em pastilhas
  • Papéis coloridos
  • Revistas velhas
  • Cola branca e cola bastão
  • Tesoura

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS PELO WHATSAPP 41 99141-2237, com Bernardete