Está no ar o Boletim TAK! nº37

Prezados leitores, amigos e colaboradores.
Apresentamos mais uma edição especial, desta vez homenageando a Cidade de Brusque, local de origem dos primeiros imigrantes poloneses no Brasil. Em final de agosto, aconteceu nesta cidade o 15º Evento Cultural Polonês, e um dos pontos altos foi a vinda de uma comitiva polonesa da cidade de Gmina Popielów para participar deste evento que foi meticulosamente organizado e promovido pela Fundação José Walendowsky. A principal finalidade desta vinda, foi a assinatura de uma Carta de Intenções entre as duas cidades-irmãs.
Foram dias de intensa movimentação e grandes atrações, como a apre-sentação do jazzista polonês Artur Dutkiewicz, do grupo Grupo Folclórico -que. Fizeram parte das festividades também o tradicional almoço e lanche da tarde com comidas típicas da Polônia. A propósito, nossa misteriosa cozinheira do TAK! (que ainda não quer se revelar), enviou uma versão vegana do famoso Bigos. Enfim, o evento de Brusque foi uma grandiosa festa que preencheu todos os requisitos, fortalecendo ainda mais os laços culturais entre Polônia e Brasil.
A belíssima imagem da capa desta edição, como não poderia ser diferente, é de uma artista plástica brusquense, Denise Dubiella que retrata uma pai-sagem rural de Santa Catarina. Destaque também para as imagens do Pantanal, realizadas por Marek Makowski, que traz em seu texto uma mensagem de alerta para a preservação daquele rico bioma, da sua flora e fauna.
Para completar e enriquecer nossa edição, temos o texto de Viviane Drevnowski que compartilha sua dissertação de Mestrado sobre o Colégio Nicolau Copérnico de Mallet, no Paraná, e de Nazareno Angulski que narra as homenagens aos ancestrais poloneses em Orleans e Grão Pará, em Santa Catarina.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Dobrej lektury!

Izabel LIVISKI

Clique abaixo para fazer o download o seu exemplar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *