Em 3 de maio de 1791, o Sejm de quatro anos, denominado o Grande Sejm, aprovou a Carta Magna da República das Duas Nações – Polônia/Lituânia conhecida como a Constituição de 3 de Maio, assim tornando-se o primeiro país da Europa e o segundo no mundo a adotar uma constituição.
A Constituição foi promulgada pelo último Rei polonês e Grão-duque da Lituânia, Stanisław August Poniatowski, tornou-se uma manifestação do fortalecimento da união das nações polonesa e lituana. A Constituição de 3 de Maio deixou de vigorar em novembro de 1793 pela resolução do Sejm convocado em Grodno, sob os pareceres da Rússia e da Prússia, apenas em 1919 o aniversário da Constituição volta a ser celebrado pelo Estado Polonês como feriado nacional. Durante as ocupações da Alemanha Nazista e Soviéticas o Feriado Nacional também deixa de ser comemorado, voltando apenas no ano de 1990.
Pela ocasião do Dia da Constituição, em 3 de maio, a Casa da Cultura Polônia Brasil deseja a todos os poloneses saúde, alegria e força de espírito: “Felicidades, terceiro de maio”!
Z okazji Święta Konstytucji 3 Maja Dom Kultury Polska Brazylia pragnie złożyć wszystkim Polakom życzenia zdrowia, radości i siły ducha: „wiwat Trzeci Maj”!