Na próxima terça-feira 24 de maio a Casa da Cultura Polônia Brasil com o apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e demais apoiadores realiza o evento “Entre Livros” ocasião em que serão lançados os livros “Aquele bárbaro sotaque polonês. Ziembiński nos palcos brasileiros” de Aleksandra Pluta e “Memórias de Luz: História de Poloneses Justos” organizado por Piotr Kilanowski.
Esta publicação foi patrocinada pelo Ministério das Relações Exteriores da República da Polônia e pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba que contou com o apoio da UFPR – Universidade Federal do Paraná (Curso de Letras-Polonês) Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (DEPAC).
Concebido a partir da história de alguns poloneses, Justos Entre as Nações, o livro apresenta ao leitor a história de vida de Jan Karski, Irena Sendler, Władysław Bartoszewski, Jan e Antonina Żabińscy, bem como suas ações para salvar os judeus perseguidos durante o nazismo. Histórias essas acompanhadas de um texto produzido a partir de conversas com uma das pessoas que foram salvas, Bieta Ficowska, além de poemas de Jerzy Ficowski, um ensaio de Marek Bieńczyk e curtos biogramas de outros Justos que completam a obra.
O livro é organizado por Piotr Kilanowski, professor de língua e literatura polonesas da UFPR, que assina os textos que apresentam Jan Karski e Bieta Ficowska. Alicja Goczyła Ferreira, também professora de língua e literatura polonesas da UFPR, é autora dos textos que relatam as histórias de Irena Sendler e de Jan e Antonina Żabińscy, já Aleksandra Pluta, jornalista e escritora, narra a história de Władysław Bartoszewski. O livro conta ainda com textos breves de Carlos Reiss, coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba, de Aleksandra Piasecka-Till e de Marcin Raiman, professores de língua polonesa da UFPR.
Em tempos de crise como os atuais, momento dos intensos fluxos migratórios oriundos do flagelo das guerras, relembrar uma passagem importante vivida por nossos irmãos poloneses e outras etnias durante o nazismo, é oportuno, e sem dúvida uma bela forma de homenagear a memória desses homens e mulheres. Mais ainda, é uma forma de perpetrar a mensagem mais importante legada por eles, a de que é preciso ajudar o seu próximo.
Trazer à tona a memória dos Justos é evocar exemplos de moral e solidariedade que nos fazem manter viva a crença na humanidade, e é essa a mensagem que “Memórias de Luz: História de Poloneses Justos” pretende levar ao leitor.
Casa da Cultura Polônia Brasil – A Casa da Cultura Polônia Brasil foi criada em 2012 com a missão de promover e fortalecer ações culturais e de intercâmbio entre Brasil e Polônia, além de oportunizar a valorização de artistas descendentes de poloneses. A diretoria é composta por pesquisadores, empresários e artistas que voluntariamente se dedicam no desenvolvimento das atividades.
SERVIÇO:
“Entre Livros” Lançamento do Livro Memórias de Luz: História de Poloneses Justos
Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba/PR
Quando: Terça-feira 24 de maio de 2016 às 19h30
Evento Gratuito, aberto a todos os públicos
Informações: contato@
***