Casa da Cultura Polônia Brasil realiza evento “Entre Livros” em Curitiba-PR.

No dia 24 de maio de 2016 a partir das 19h30 acontece o evento “Entre Livros”, mais uma iniciativa da Casa da Cultura Polônia Brasil com apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, e seus parceiros institucionais, ocasião em que serão lançados os livros “Aquele bárbaro sotaque polonês. Ziembiński nos palcos brasileiros” de Aleksandra Pluta e “Memórias de Luz: História de Poloneses Justos” organizado por Piotr Kilanowski.

(Zbigniew Ziembiński, no papel de Chopan em teatro de Varsóvia, 1937 - Foto enviada pela autora)

(Zbigniew Ziembiński, no papel de Chopan em teatro de Varsóvia, 1937 – Foto enviada pela autora)

 Velho Zimba! Ninguém fez tanto

quanto esse polonês pelo teatro brasileiro.

– Nelson Rodrigues

No início dos anos quarenta um pequeno grupo de poloneses, comumente chamado de “turma da Polônia”, teve um papel importante na formação do teatro brasileiro contemporâneo. A figura mais importante entre eles foi Zbigniew Ziembiński (1908-1978), cuja carreira de teatro e cinema começou na Polônia, no período entre guerras. No Brasil, no entanto, ele foi capaz de estabelecer rapidamente contato com o mundo artistíco carioca, e logo começou a preparar as primeiras peças de teatro com o grupo “Os Comediantes”. Em 1943, dirigiu o espetaculo “Vestido de noiva”, de Nelson Rodrigues, que foi considerado um divisor de águas na história do teatro brasileiro. Graças ao sucesso desta peça Ziembiński conseguiu alcançar um grande destaque, sendo até hoje popularmente chamado de ‘Zimba’.

ziembinski_okladka_front

O livro de Aleksandra Pluta “Aquele bárbaro sotaque polonês. Ziembiński nos palcos brasileiros”, fruto de uma pesquisa desenvolvida entre a Polônia e o Brasil, conta a trajetoria artística do ator e diretor polonês. Tradução para o português: Luiz Henrique Budant.

 

Serviço:

“Entre Livros” Lançamento de “Aquele bárbaro sotaque polonês. Ziembiński nos palcos brasileiros” de Aleksandra Pluta.

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR

Quando: 24 de maio de 2016 às 19h30

Evento Gratuito, aberto a todos os públicos

Informações: contato@poloniabrasil.org.br – (41) 3088-0708

***