Está no ar o Boletim TAK! nº 31

Prezados leitores,
A edição número 31 traz uma grande variedade de temas e artigos, todos vinculados à nossa ancestralidade: são memórias, homenagens, tributos e comemorações.
A começar pela imagem da capa, realizada por Nicole Széliga Giller, sem dúvida a mais jovem e uma das mais criativas artistas que já colaborou com o TAK!
Os descendentes de Stare Siołkowice festejaram os jubileu de 800 anos no Brasil e também na Polônia, e a Casa da Cultura Polônia Brasil, foi um dos palcos dessas celebrações.
O professor Thiago Corrêa de Freitas da UFPR nos reporta o Recital de Irmina Trynkos e Estefan Iatcekiw e também sobre o Concerto em homenagem a Eugênia Miszke, em uma mini entrevista com Carmen Célia Fregoneze, pianista participante da apresentação.

Divulgamos em primeira mão, o 20º Festival Bom Dia Brasil em Varsóvia, evento que terá lugar no início do próximo mês, sob a coordenação de Paweł Kucharczuk, Presidente da Fundação Macunaíma.

Marek Makowski nos traz a presença do músico Hamilton de Holanda, que fez uma belíssima apresentação na capital da Polônia.

Everly Giller nos apresenta outro músico que encontrou seu espaço naquele país, dando continuidade à seção Brasileiros na Polônia.
Mariana Sartori conta a história do Restaurante Vó Lena e nos traz uma receita de Pierogis, tradicional da sua família, uma comida cheia de afetos.

Os 100 anos da primeira publicação do romance infantil Rei Mateusinho Primeiro, de Janusz Korczak, é relatado pela historiadora Cecília Szenkowicz Holtman.
O processo de sensibilização e participação de alunos de uma escola de Cruz Machado/PR no debate sobre a guerra na Ucrânia, foi realizado pelo Laboratório de Arte e História Pública, da Unespar, e é relatado pelos professores Michel Kobelinski e Ana Joana Zimolong.
Mais uma vez nós do TAK! nos solidarizamos com o povo ucraniano, trazendo um poema de Helena Kolody, em que ela retrata a fé e a esperança, traços marcantes da cultura eslava.
Boa leitura! Dobrej lektury!
Izabel LIVISKI
Editora Chefe.

Baixe o seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *