800 anos de Stare Siołkowice

O pequeno povoado de Stare Siołkowice, na Polônia, está completando 800 anos. De lá, saíram as primeiras famílias de imigrantes que chegaram em Curitiba, há 151 anos.

Com a dedicação de Danusia Walesko, que propôs à Casa da Cultura Polônia Brasil a organização de um evento em comemoração, ocorreu na data de ontem, em sua sede, uma palestra com o historiador Volnei Lopes da Silva.

Logo após, a professora Debora Queirolo Mussak fez uma pequena explanação sobre as atividades culturais promovidas pela CCPB ao longo dos 10 anos de existência,

A seguir tivemos a fala do diretor de filmagem da televisão polonesa TVP, Dariusz Deberny, que trouxe uma saudação da prefeita de Opole; a mesma sinalizou a possibilidade de uma parceria conosco para futuros eventos culturais.

A secretária Mari Inês Piekas explanou um pouco sobre o vilarejo.

Para este evento, foram convidados os descendentes dessas primeiras famílias, que compareceram em peso, principalmente de Santa Cândida, Abranches, Pilarzinho, Colônia Antônio Prado. O ponto alto do evento foi o Parabéns (Sto Lat) cantado por todos ao redor do bolo de aniversário.

As imagens desse evento serão exibidos em Stare Siołkowice por Danusia, que está no local para as comemorações. https://www.facebook.com/search/top?q=stare%20sio%C5%82kowice

1 comentário em “800 anos de Stare Siołkowice”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *