Está no ar o Boletim TAK! 27

O Boletim TAK! Número 27, tem uma imagem de capa produzida pelo consagrado artista polonês Zenon Balcer, de Cracóvia. No Brasil, em outubro se comemora o Dia do Professor, e a tônica desta edição é realmente a educação, com uma matéria sobre esse dia na Polônia e uma entrevista inédita com seis professoras vindas da Polônia através da ORPEG (Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior) para transmitir seus conhecimentos da língua polonesa a crianças, jovens e adultos.

Mais um capítulo de um verdadeiro “achado de pesquisa” do professor Thiago Corrêa de Freitas, da Universidade Federal do Paraná sobre Eugênia Miszke na seção Mulheres Polonesas Notáveis, e uma homenagem à primeira médica mulher de ascendência polonesa formada na UFPR, Wladyslawa Wolowska Mussi, escrita pelo pesquisador da temática polonesa em Santa Catarina, Nazareno Dalsasso Angulski.


A incrível história da erva-mate na Polônia, é um artigo muito interessante desvendando o cultivo e comercialização desta planta originária da América do Sul, em terras polonesas, revelando até mesmo a existência de um Museu Virtual da Erva-Mate, atualmente. E como estamos em ano eleitoral, a poucos dias do pleito em todo o Brasil, Marek Makowski nos
convida para uma reflexão sobre a “neutralidade política”, nos setores profissionais.


Além de todos esses destaques, há muito mais nesta edição: culinária, literatura, aprendizado da língua polonesa, cinema e divulgação. Desejamos a todos, uma ótima leitura e convidamos também para aqueles que tiverem interesse, enviarem matérias relacionadas à cultura, memória e costumes poloneses.


Zapraszamy!

Clique aqui para visualizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *