Recordando as atividades de maio da Casa da Cultura Polônia Brasil.

A Casa da Cultura Polônia Brasil é uma instituição sem fins lucrativos de caráter cultural com sede em Curitiba-PR, cuja as atividades são realizadas por meio do esforço conjunto de seu corpo diretivo voluntário e parceiros institucionais, contando ainda com o fundamental apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da comunidade polono-brasileira.

Todos os meses ao longo do ano e desde sua fundação em 2012 a instituição tem realizado e participado de atividades de cunho cultural e educativo e no último mês não foi diferente, relembramos aqui os últimos eventos da Casa da Cultura Polônia Brasil.

No dia 12 de maio, dentro da programação da Semana da Europa 2016, em parceria com institutos europeus em Curitiba, aconteceu a Noite da Culinária Polonesa nas dependências da Aliança Francesa que gentilmente cedeu seu espaço gastrônomico às instituições participantes. A coordenação dos trabalhos foi da Sra. Romana Borek e sua filha a chef Patricia Borek que prepararam o “Placki” servido com cogumelos, prato que é uma espécie de panqueca que tem a batata como base. Ao final os participantes puderam degustar a deliciosa receita preparada na noite.
(Fotos: acervo da CCPB)
(Fotos: acervo da CCPB)
No dia 13 de maio, a presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, Sra. Schirlei M. Freder realizou, a convite do Rotary Club de Curitiba Norte, uma apresentação sobre a Polônia e os trabalhos que vem sendo realizados na Casa da Cultura Polônia Brasil. A apresentação fez parte de uma programação que vem sendo realizada pelo Rotary Club de Curitiba Norte com o tema “Encontro de Nações”.
(Foto: Acervo da CCPB)
(Fotos: Acervo da CCPB)
No dia 17 de maio, dentro da programação da 14a. Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM em todo país, a Casa da Cultura Polônia Brasil realizou a Mesa Redonda “Espaço de memória na paisagem curitibana” ocasião em que foram apresentadas peculiaridades do trabalho realizado quando das comemorações dos 125 anos da Sociedade Tadeusz Kosciuszko edificação onde a instituição está localizada. Participaram da mesa Tatiana Marchette e Vidal Costa responsáveis pela pesquisa e texto do livro comemorativo, juntamente com Margarete Cardoso, produtora do projeto e curadora da exposição homônima e Denise Sieslki, atual presidente da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko e coordenadora da publicação, com mediação de Schirlei M. Freder, presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil e coordenadora do projeto que deu origem à publicação e exposição em 2015.
(Fotos: Acervo CCPB)
(Fotos: Acervo CCPB)
No dia 24 de maio foi realizado o evento de lançamento de livros e noite de autógrafos “Entre Livros”. Na ocasião foram lançados os livros “Memórias de Luz: histórias de poloneses justos” organizado pelo Professor Piotr Kilanowski e “Aquele bárbaro sotaque polonês: Ziembiński nos palcos brasileiros” de Aleksandra Pluta. O evento foi promovido pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e Casa da Cultura Polônia Brasil.
(Fotos: Acervo da CCPB)
(Fotos: Acervo da CCPB)
Lembramos que a programação 2016 está repleta de atividades para todos os públicos e é divulgada aqui e no Facebook da CCPB. Para mais informações visite sempre nosso site e fique por dentro das novidades!
***