“Natureza brasileira: olhares e inspirações” exposição realizada pela Casa da Cultura Polônia Brasil integrará a programação da 14ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM.

(Na foto: obra da artista Dulce Osinski)
(Na foto: obra da artista Dulce Osinski)

Composta por obras de artistas brasileiras de origem polonesa, a exposição “Natureza brasileira: olhares e inspirações” inédita no Brasil já passou pela Polônia em 2014 e será inaugurada na Casa da Cultura Polônia Brasil com sede em Curitiba/PR em maio deste ano, ficando aberta ao público até 03 de julho de 2016.

Segundo Marek Makowski, Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba”A exposição (…) é a resposta ao chamado do coração das artistas membros da Casa da Cultura Polônia Brasil, que são descendentes dos imigrantes poloneses que chegaram ao Brasil no século 19. É um chamado resultante do amor a duas pátrias e países maravilhosos: Brasil e Polônia, que se torna a inspiração para mostrar ao visitante a beleza da natureza brasileira”.

okladka_katalog-page-003

As autoras das obras Heliana Grudzien, Marcia Szeliga, Mari Ines Piekas, Everly Giller, Dulce Osinski e Schirlei Mari Freder são renomadas artistas polônicas nascidas e residentes no Brasil. A maioria delas já realizou algum estágio artístico na Polônia. Todas possuem um vasto conhecimento em belas artes e domínio de diversas técnicas, além de um rico portfólio, reconhecimentos e prêmios, bem como experiências de exposições no Brasil e no exterior. É importante ressaltar a grande contribuição dada por essas artistas na promoção da cultura contemporânea polonesa e polônica nos últimos anos no Brasil e o trabalho voluntário que realizam junto à Casa da Cultura Pôlonia Brasil em Curitiba/PR.

A exposição “Natureza brasileira: olhares e inspirações” é fruto da cooperação amigável e frutífera entre as cidades irmãs, Cracóvia e Curitiba que em 2014 contou com apoio institucional das Prefeituras de Curitiba e da Cracóvia, além da Casa da Cultura Polônia Brasil, Núcleo da Wspólnota Polska em Cracóvia, Consulado Honorário do Brasil em Cracóvia, Museu de História do Movimento Popular, BRASPOL, Sociedade Tadeu Kosciuszko de Curitiba, e Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.

A exposição será inaugurada dia 02 de maio de 2016 e estará aberta ao público a partir do dia 03 de maio até 03 de julho de 2016 (de segunda a sexta-feira das 14 às 17h).

Para visita de grupos é possível fazer o agendamento junto da secretaria da instituição através do telefone (41) 3088-0708  ou do email: contato@poloniabrasil.org.br

 

SERVIÇO:

Exposição “Natureza brasileira: olhares e inspirações”

Quando: de 03 de maio a 03 de julho de 2016 – de segunda a sexta-feira das 14 às 17h

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR (esquina com a Rua Kellers)

Entrada: Gratuita, aberta a todos os públicos.

 ***