CONHECER E CELEBRAR!

CONHECER E CELEBRAR! Este foi o objetivo principal da festa nos dias 24 e 25 de novembro na Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba, que deu destaque à história e às tradições da etnia polonesa, proporcionando aos descendentes e à comunidade em geral dois dias de muita alegria e conhecimento.
O evento “Polônia: 100 Anos da Recuperação da Independência” e “Natal Polonês: Mikołajki i Opłatek” teve entrada livre e franca, pois foi patrocinado pela Associação “Wspólnota Polska” a partir de fundos recebidos da Chancelaria do Senado no âmbito dos cuidados do Senado da República da Polônia sobre os poloneses e polônicos no exterior.
No sábado, dia 24, o evento foi marcado pela comemoração dos 100 anos de Reconquista da Independência da Polônia (1918-2018), e as atividades tiveram início com a feira de produtos típicos provenientes das colônias polonesas de Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Curitiba, sendo o público recepcionado com pão e sal pelos integrantes do Grupo Junak de Folclore Polonês lindamente trajados. O Coral João Paulo II encantou a todos com os Hinos Nacionais da Polônia e do Brasil, além de um rico repertório de canções patrióticas e natalinas. Logo após foi proferida a palestra pelo pesquisador e historiador Rhuan Zaleski Trindade, que situou a participação dos brasileiros e paranaenses nas lutas pela liberdade da nação polonesa, que foi partilhada por longos 123 anos entre a Prússia, Áustria e Rússia. Ainda nesta noite cívica, o pianista paranaense Ben Hur Cionek, pós-graduado em Varsóvia, interpretou brilhantemente músicas do grande compositor polonês Frederic Chopin. Para completar a noite, o Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisła apresentou um belo duo que dançou Mazur Militar.
O domingo, dia 25, foi marcado por uma grande festa popular que abriu as comemorações do Natal Polonês na Casa da Cultura Polônia Brasil. Os músicos de Santa Catarina Rodrigo Kienen, Liriane Stavacz Afonso e Marcos Barth, animaram o cortejo da “Kolędowanie – Tradições do Natal Polonês”, que circulou pela Feirinha de Artesanato do Largo da Ordem, acompanhados dos integrantes dos Grupos de Dança Folclórica Polonesa Junak e Wisła, e dos alunos do Curso de Idioma desta Casa. As apresentações de música e dança folclórica que seguiram animaram a grande festa que teve Papai Noel distribuindo botinhas de Natal para as crianças colocarem nas suas árvores. Após o almoço com pierogi e cerveja caseira, ocorreu a palestra sobre as tradições natalinas na Polônia, proferida pela professora Regiane Maria Czervinski, seguida da oficina de enfeites tradicionais de Natal ministrada por Elisabete Piekas. Os enfeites foram pendurados na árvore pelos próprios participantes e coloriram ainda mais o local.
Com o intuito de entrar no verdadeiro espírito do Natal, a festa foi encerrada com a benção da partilha do “Opłatek”, dirigida pelo padre Lourenço Biernaski. O “Opłatek” é um tradicional pão ázimo distribuído em festividades polonesas, momento em que todos os presentes trocam votos de Feliz Natal.
O evento contou também com as ilustres presenças da Vice-Cônsul Dorota Ortynska e demais membros do corpo consular, do Sr. Rizio Wachowicz, presidente nacional da Braspol, do Sr. Zbigniew Wiacek, presidente da Sociedade Polono Brasileira Tadeusz Kościuszko e de sua vice-presidente Sra. Denise Sielski.
A Casa da Cultura Polônia Brasil agradece imensamente a Associação “Wspólnota Polska” e o Senado da República da Polônia, como a todos que colaboraram na realização deste evento. Ao público que tudo prestigiou com entusiasmo, fortalecendo os laços de amizade entre o Brasil e a Polônia, dziękujemy bardzo.

Realização:
Casa de Cultura Polônia Brasil
http://poloniabrasil.org.br

Patrocínio / Współfinansowane:

„Przedsięwzięcie jest współfinansowane przez Stowarzyszenie „Wspólnota Polska” ze środków otrzymanych od Kancelarii Senatu w ramach sprawowania opieki Senatu Rzeczypospolitej Polskiej nad Polonią i Polakami za granicą.” 2018
“O projeto é co-financiado pela Associação “Wspólnota Polska” a partir de fundos recebidos da Chancelaria do Senado no âmbito dos cuidados do Senado da República da Polônia sobre os Poloneses e Polônicos no exterior.” 2018

Crédito das fotos: Daio Hofmann