Notícias

Boletim TAK: sétimo número foi publicado pela Casa da Cultura Polônia Brasil.

Everly - Capa TAK

Prezados amigos, leitores e colaboradores. Enquanto os poloneses se preparam para a chegada da estação mais fria do ano, é primavera no Brasil, e a capa Wiosna da artista plástica Everly Giller foi produzida especialmente para esta edição. A primavera, enquanto metáfora de estados subjetivos e também coletivos, é tema do artigo de Luiz Henrique Budant, sobre a literatura polonesa. ... Leia Mais »

Exposição “Cidades” na Colônia Murici em São José dos Pinhais.

(Cartaz da exposição – Arte: Axel Giller)

A exposição fotográfica “Cidades na Polônia e no Brasil: entre a Modernidade e a Tradição” é o resultado do trabalho de três fotógrafos de ascendência polonesa que retornam à terra de seus ancestrais para resgatar através do olhar os traços contemporâneos da moderna sociedade polonesa e também aqueles que se mantiveram através dos anos e de todas as mudanças políticas e sociais, ... Leia Mais »

Casa da Cultura Polônia Brasil recebe parte do acervo de Ruy Wachowicz

Professora Lilian Wachowicz ladeada pelo filho, amigos e diretores da Casa da Cultura Polônia Brasil

Ruy Christovam Wachowicz, nasceu em 1939 e faleceu precocemente em 2001, foi o maior historiador brasileiro de origem polonesa e responsável por obras clássicas relacionadas àquele grupo étnico como “O Camponês Polonês no Brasil” e “As escolas da colonização polonesa”. Contribuiu, ainda, para as redações e edições dos “Perfis Polônicos” e dos 11 volumes dos “Anais da Comunidade Brasileiro-Polonesa”. Além ... Leia Mais »

Aconteceu em Brusque/SC o seminário sobre os 150 anos da imigração polonesa ao Brasil

39279980_736255796723187_2693947665808359424_n

Aconteceu, no último dia 24, o “VII Seminário Temático: 150 Anos da Imigração Polonesa no Brasil” na sede do Centro Universitário UNIFEBE , em Brusque/SC. Foram duas palestras, ministradas pelas Professoras Rosemari Glatz, da UNIFEBE , que falou sobre a imigração, e segunda palestra da Professora Doutora Mari Inês Piekas, vice presidente e cofundadora da Casa da Cultura Polônia Brasil, que abordou ... Leia Mais »

Novas turmas semestrais do idioma polonês: matrículas abertas!

Curso de polones divulgação semestre 2 - 2018

 ZAPRASZAMY SERDECZNIE! CURSO SEMESTRAL DO IDIOMA POLONÊS “UCZMY SIĘ RAZEM” O curso semestral do idioma polonês da Casa da Cultura Polônia Brasil, está com inscrições abertas para Curitiba e São José dos Pinhais (Colônia Murici). A instituição com sede em Curitiba foi fundada em 2012 e desde então oferece atividades culturais e curso de idioma nas modalidades semestral e curso de ... Leia Mais »

Curso de polonês nas férias de julho.

(Alunos e Professores durante aulas de polonês na CCPB – Fotos; Acervo CCPB)

Sediada em Curitiba, a Casa da Cultura Polônia Brasil é uma instituição cultural sem fins lucrativos que desde sua fundação em 2012 tem atuado junto à comunidade oferecendo atividades, eventos e cursos de idioma com frequência e qualidade. Se você mora na capital paranaense e quer aprender polonês, venha conhecer a Casa da Cultura Polônia Brasil. Participe de uma aula, conheça os ... Leia Mais »

Homenagens na comemoração de aniversário da Casa da Cultura Polônia Brasil.

Associados Beneméritos

A Casa da Cultura Polônia Brasil instituição com sede em Curitiba-PR, homenageou na data de hoje 09 de junho, manhã na qual comemorou seis anos da sua fundação, alguns associados honorários e beneméritos, e também o 90º aniversário da artista de wycinanki Sra. Emília Piaskowski e prestou homenagem de despedida ao Cônsul Geral da Polônia Sr. Marek Makowski. O evento também marca o ... Leia Mais »

A cidade de Brusque/SC receberá a exposição “Natureza Brasileira: olhares e inspirações”

P

A Casa da Cultura Polônia Brasil juntamente com o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e a Fundação José Walendowsky, realizam em Brusque/SC a nova edição da exposição “Brazylijska Natura spojrzenia i inspiracje II” (Natureza Brasileira: olhares e inspirações II). O projeto também conta com o apoio do núcleo local da Braspol, Casa de Brusque e da Fundação ... Leia Mais »