Para quem gosta de doçura e mimo as geleias artesanais Itapolski fabricadas em Itápolis/SC são uma boa opção para consumir e presentear. Produção que acompanha as empreendedoras que criaram a marca desde muito cedo, hoje a produção da Itapolski Geléias é de mil vidros de 270 ml por mês, divididos em 10 sabores diferentes. “Usamos frutas do próprio estado. Esse é um produto 100% natural”, destaca Jandira, uma das sócias. Os produtos são vendidos em Santa Catarina, mas já começam a chegar no Paraná.
A Casa da Cultura Polônia Brasil contou com a participação da Itapolski na 1ª Feira de Arte e Cultura que ocorreu em dezembro de 2015 e agora tem o produto à venda em sua sede.
As geléias são feitas artesanalmente sem adição de conservantes e/ou corantes e são ótimas opções para acompanhar cafés, chás, brunches e para algumas harmonizações interessantes na cozinha tradicional. Se você gosta de pratos agridoces a seguir algumas dicas para explorar os sabores desses produtos e surpreender seus convidados.
Pesticos e Entradas:
Dadinhos de queijo coalho acompanhados de geléia de pêssego ou tangerina (ou a geléia de sua preferência), para gratinar o queijo use forno ou churrasqueira, se preferir opte por um maçarico de cozinha.
Queijo Catauá, artesanal produzido na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, que pode ser substituido por queijo de sua preferência servido com geléia de figo. O figo e seus derivados vão bem em saladas verdes ou com queijo Feta (típico da Grécia).
Tartine de queijo Feta com geléia de figo e cebola caramelizada, uma entrada linda e saborosa.
Bolinhos de aipim e pato acompanhados de geléias cítricas: laranja ou tangerina, o da foto é do Restaurante Castro no Rio de Janeiro.
Pratos principais:
Magret de pato com geléia de laranja receita do chef Felippe Sicca.
Lombo de porco (que pode ser substituído por mignon suíno) glaceado com mostarda e mel, servido com refogado de repolho roxo ao vinho branco, couve frita e geléia de pimenta (a sugestão aqui é usar a geléia de maçã pois os cortes suínos ficam bons servidos com ingredientes mais ácidos como a maçã ou o abacaxi).
Sobremesa:
Cheesecake de ricota com geléia de amora, um clássico que agrada a todos.
(por Meg Mamede para CCPB)
***