Prezados leitores,
Nesta edição, o TAK! abre suas páginas com um diálogo inspirador: a entrevista com o cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczyński, que nos lembra que a diplomacia, quando guiada por sensibilidade e visão cultural, pode ser também uma arte – a arte de construir pontes. Pontes entre países, certamente, mas também entre pessoas, ideias e futuros possíveis.
A partir dessa conversa, desdobram-se os fios que tecem esta edição: a imagem de capa, obra de Wojtek Kostrzewa, que nos convida a percorrer o mundo como quem atravessa uma galeria de arte, onde se entrecruzam literatura, música e memórias coletivas. A literatura que cruza fronteiras, como em Szymborska ou Olga Tokarczuk; a música que pulsa nas veias da história, como em Chopin ou na banda Kult; e as vozes que, em diferentes registros, reafirmam a vitalidade da presença polonesa no Brasil e no mundo.
Contamos também com colaborações notáveis: Wilson Rodycz escreve sobre a vida e a obra monumental de Władysław Reymont, revelando sua influência em múltiplos aspectos da cultura; Rudinei Campra traz a visão do padre Chelmicki sobre a imigração polonesa no Paraná; e Marek Makowski nos mostra como a diáspora polonesa teve repercussões inesperadas na Independência da Polônia.
Rafael de Nadai Bacchi narra a epopeia dos hussardos alados e as lendas que ainda permeiam o imaginário popular. Renata Matusiak fala, com sensibilidade e orgulho, do Coro “Polskie Sokoły” em Papanduva. Thiago Corrêa de Freitas nos conduz por diferentes estilos musicais, entre técnica e cultura. E Claudio Boczon compõe, em “Sal da Terra”, um retrato nostálgico de sua avó Apollonia, que nos faz lembrar das nossas avós polonesas.
Felicitamos nosso amigo jornalista Ulisses Iarochinski, que celebra 20 anos ininterruptos de seu blog Jaronsinśki do Brasil, e saudamos o Boletim Filatélico de Brusque, que chega à sua 62ª edição, comemorando os 90 anos do Clube Filatélico Brusquense, em Santa Catarina.
Dobrej lektury!
Izabel LIVISKI
Editora
Uma publicação linda e necessária pelo que só incentivos à sua expansão e reconhecimento de seus produtores!
Obrigada Fátima, pelos seus comentários e leitura atenta.
Isso nos faz querer crescer e melhorar a cada dia.
Cordialmente.
Izabel Liviski (Editora)
O Boletim Tak! em sua edição 41 parece se superar em esmero de edição e tanto em riqueza quanto em diversidade de conteúdo. Numa época em que as relações internacionais estão marcadas negativamente por todo tipo de conflito e agressão, esta revista se oferece como uma afirmação de que um mundo melhor é possível. Um mundo em que a dimensão estética paute a história no mundo real do humanos. Nesse sentido é confortante e inspirador o gesto do consul geral da Polônia em Curitiba, na busca de promover o intercambio cultural entre Polônia e Brasil. As palavras de Wojciech Baczyński, na entrevista a Izabel Liviski, no fazem acreditar que, sim, é possível acreditar em dias melhores nas relações entre pessoas e entre povos, na medida em que nos engajemos no “serviço ao outro”, de maneira desprendida e “sem imposições”. Parabéns a todos os envolvidos na edição de TAK!
Obrigada pelo seus comentários tão positivos e pelo seu prestígio ao nosso periódico.
Belíssimo trabalho editorial. Primoroso como em todas as edições. Esta fotografia remete a um pensamento, no qual o meio urbano, manifesta simplicidade simbólica em uma paisagem cotidiana que passaria despercebida, não fosse a evocação das cores da bandeira polonesa. Parabéns ❤️