Durante a III Feira de Arte e Cultura que acontece neste domingo dia 9 de outubro a Casa da Cultura Polônia Brasil fará o lançamento de três livros, sendo que um deles é resultado do trabalho de artistas de origem polonesa responsáveis pela exposição “Lendas Polonesas” que itinerou de 2014 à 2015 pelo Paraná e Rio Grande do Sul e que inspirou também a realização em 2015 de um desfile de figurinos, feito pelos alunos do curso de Design de Moda do 5º período, sob a orientação da Profª. Eunice Valente, do curso de moda da Universidade Tuiuti do Paraná realizado na sede da CCPB em Curitiba-PR.
Lendas Polonesas = Legendy Polskie trata-se de livro bilíngue português e polonês, editado em versão luxo no formato 21×7, contendo treze lendas do folclore polonês, ilustrado pelas artistas brasileiras de ascendência polonesa: Adriana Kmiec, Juliana Kudlinski, Heliana Grudzien, Everly Giller, Dulce Osinski, Márcia Széliga, Mari Inês Piekas e Simone Koubik. Organizado por Márcia Széliga, o livro conta com fotografia de Schirlei Freder, diagramação de Axel Giller e revisão de Aleksandra Pluta. Fruto de projeto coordenado por Schirlei Freder com curadoria da artista plástica Márcia Széliga o livro contou ainda com participação especial de Emília Piaskowski. Os textos das lendas são de domínio público e foram pesquisados e adaptados pelas participantes, trata-se de mais uma publicação da Casa da Cultura Polônia Brasil.
A tarde de lançamento trará ainda dois livros infantojuvenis:
Cheiros, publicado pela Editora Insight, de autoria de Célia Cris Silva, ilustrações de Ingrid Osternack, com prefácio de Marta Morais da Costa, integrante da Academia Paranaense de Letras e especialista em literatura infantil. O enredo do livro é muito singelo e, com delicadeza, apresenta uma forma diferente de ver a vida, que não é com os olhos. O personagem principal é Pedro, um menino que interpreta o mundo pelos cheiros. Para ele, cada pessoa e cada ser tem um cheiro próprio, assim como cada momento. É por meio dos cheiros que pessoas e fatos representam para Pedro, que conhecemos a trajetória desse menino e compreendemos, no final da história, que ele é cego. Muito se fala em acessibilidade e inclusão, mas o que se vê é o despreparo de escolas e instituições em geral para compreender as reais necessidades de pessoas com deficiências e, acima de tudo, despreparo das pessoas que as atendem. A discussão deve começar cedo, em casa e na escola, e as crianças precisam ser apresentadas as diferentes realidades, aprendendo a respeitar o outro.
E, Na sopa do sapo, publicado pela Editora Insight, de autoria de Alvaro Posselt, ilustrações de Eve Ferretti, com prefácio da escritora Adélia Maria Woellner, integrante da Academia Paranaense de Letras. O livro apresenta haicais – poemas de origem japonesa – com temática sobre insetos e tem como proposta despertar no leitor a imaginação e voltar o seu interesse para elementos da natureza, destacando simples situações que ocorrem ao seu redor e que, muitas vezes, passam despercebidas: o canto do grilo, o brilho do vaga-lume, o voo da libélula ou uma cena lúdica e inusitada provocada por uma barata ou um pernilongo. A intenção é fazer o leitor prestar atenção no mundo natural, na natureza e seus elementos, em vez do mundo virtual, artificial.
Você é nosso convidado, traga sua família e amigos e venha passar um domingo com muita arte e cultura na Casa da Cultura Polônia Brasil. Estamos te esperando!
Serviço:
Lançamento e venda dos livros: Lendas Polonesas = Legendy Polskie, Cheiros e Na sopa do sapo.
Quando: Domingo, 9 de outubro de 2016 das 11h às 14h30 horário sessão de autógrafos. Das 9h às 16h venda dos livros.
Local: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba/PR
Entrada: Gratuita, aberta a todos os públicos
Formas de Pagamento: Dinheiro e Cartões de Débito e Crédito
Mais informações: contato@poloniabrasil.org.br – Fone: (41) 3088-0708