Lançamento do Livro “Colônia Rio Claro: Esta Terra tem História”

A Casa da Cultura Polônia Brasil publicou a segunda edição do livro “Colônia Rio Claro: Esta Terra tem História”, do autor Mário Deina. A primeira edição desta obra havia sido publicada em 1990, e estava esgotada. Como havia uma grande procura por ela, por pessoas que descobriram que seus antepassados lá chegaram, ou então por estudiosos com interesse acadêmico, e que encontraram em Rio Claro um fio de história a ser contado, propusemos ao autor a publicação de uma segunda edição, o qual prontamente aceitou.

O projeto, patrocinado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, desta vez foi publicado em modo bilingue: polonês e português. Célia Deina Scholz, tesoureira da instituição, destaca que a ideia é valorizar a língua trazida pelos antepassados poloneses, num momento em que aqui no Brasil se busca o resgate desse idioma tão rico.

Segundo Mário Deina, o livro é um conjunto de recortes históricos sobre a colônia, já que não se aplica mais na contemporaneidade o  conceito de história total. A obra segue a linha da micro história, conceito desenvolvido pelos italianos Carlos Ginsburg e Geovanny Levy. Mário ressalta que revisar a obra publicada há 32 anos é retornar ao passado da colônia e revisitar centenas de almas que dedicaram sua existência a construir um espaço de dignidade, respeito, religiosidade e progresso para a família polonesa no Brasil Meridional.

A obra é de suma importância para a comunidade polonesa pois aspectos importantes do cotidiano do colono/aventureiro no sul do Brasil precisam ser preservados, para que os jovens não percam suas referências de ancestralidade. Os jovens precisam saber de onde vem. Precisam entender o esforço dos seus ancestrais para construir uma vida nova e ajudar a construir a nação brasileira.

Rio Claro do Sul é uma comunidade pertencente ao município de Mallet, estado do Paraná. Os imigrantes poloneses lá chegaram ainda no final do século XIX.

A Casa da Cultura Polônia Brasil realizou o lançamento neste domingo para a comunidade de Rio Claro do Sul. Na próxima sexta feira, dia 25, será o lançamento em nossa sede, em Curitiba, a partir das 19h.

Cerimonial de lançamento da obra
Imagem: Célia Deina
O autor fala sobre aspectos históricos da comunidade de Rio Claro do Sul
Imagem: Célia Deina
Moacir Szinvelski, prefeito de Mallet
Imagem: Célia Deina
Mário Deina e Padre Nelson, pároco da paróquia de N. Sra. do Rosário
Imagem: Célia Deina
Mario Deina e Sandro Vitonski
Imagem: Célia Deina
Mário Deina autografando um exemplar para Delci Bieszaczad
Imagem: Célia Deina
Fila para autógrafos
Imagem: Gustavo Scholz

3 comentários em “Lançamento do Livro “Colônia Rio Claro: Esta Terra tem História””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *