CCPB inaugura a sua biblioteca

_GRS1673No dia 10/12/2021, em evento natalino promovido pela Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kościuszko – STK, a Casa da Cultura Polônia Brasil – CCPB oficializou a instalação da BIBLIOTECA POLONO-BRASILEIRA SEGISMUNDO SIELSKI.
O presidente da STK Sr. Zbigniew Wiacek e a tesoureira Sra. Denise Sielski recepcionaram os presentes e apresentaram as melhorias realizadas na edificação centenária com recursos do Governo Polonês, prestando os merecidos agradecimentos.
Na sequência, o presidente da CCPB, Sr. João Carlos Cwiklinski, enalteceu os resultados da parceria entre as duas entidades, e manifestou os agradecimentos à República da Polônia por investir tantos recursos e esforços para apoiar seu povo, que se refugiou no Brasil durante esses 152 anos de imigração. Agradeceu também o apoio do Consulado Geral da República da Polônia, na pessoa da Cônsul Geral Sra. Marta Olkowska, cujos recursos do Ministério das Relações Exteriores custearam a confecção dos móveis que acomodaram os livros, recebidos em doação da comunidade polonesa e da Biblioteca Pública do Paraná, possibilitando a realização da primeira etapa da Biblioteca.
A homenagem foi concedida ao Sr. Segismundo Sielski pela relevante colaboração, ao longo de mais de 70 anos de vida, para manter firme a instituição polono-brasileira mais antiga da América Latina.
Segismundo Sielski nasceu no berço de família simples de descendentes de poloneses no dia 15/08/1917 em Curitiba / PR. Em 1936, com apenas 18 anos, ingressou como membro da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kościuszko. Com 25 anos já atuava na diretoria como secretário e com 29 anos já se tornou presidente da  instituição. Esteve presidente durante 42 anos, de 1946 a 1962, e de 1974 ao ano 2000. Em 1967 participou ativamente para a acolhida do Grupo Folclórico Polonês do Paraná na Sociedade. Também marcou presença nos 120 anos da Imigração Polonesa, nas festividades do Centenário da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kościuszko e na visita do Papa João Paulo II a Curitiba. Participou da comissão para a construção do Memorial do Papa João Paulo II, na rua Mateus Leme, e na entrada da Colônia Orleans. Participou de outras entidades de cultura polonesa como a BRASPOL e a POLBRAS. Promovia as tradicionais festas polonesas como a Święconka na Páscoa e Opłatek no Natal. Na década de 1990 sofreu quando a Sociedade ficou sem estrutura e sem condições para se manter. Obteve apoio político de um grande amigo, e juntos buscaram ajuda nos órgãos municipais até
obter a autorização e os recursos para reconstruir o relevante imóvel, reinaugurado no ano de 2000. Durante a reforma preocupou-se com a preservação do acervo histórico e bibliográfico da entidade. Aos 89 anos ainda colaborava com a Sociedade como conselheiro fiscal, quando em fevereiro de 2007, organizou os livros que estavam sob sua guarda e pediu para a esposa entregar aos filhos. Após cumprir sua missão de contribuir, manter,  preservar, lutar e recuperar a Sociedade Polonesa, o Senhor SEGISMUNDO SIELSKI faleceu em 23/02/2007.
A solenidade que reuniu a diretoria e sócios da STK, contou com a presença da Cônsul Geral da República da Polônia, Sra. Marta Olkowska, demais membros do Corpo Consular e a diretoria da CCPB.

_GRS1650_GRS1665_GRS1655_GRS1711_GRS1731_GRS1730_GRS1695_GRS1708_GRS1758_GRS1636_GRS1697