TAK! O décimo sétimo número foi publicado pela Casa da Cultura Polônia Brasil

“Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além”
“To bycie dokładnie czym się jest jeszcze nas zaprowadzi dalej”
Paulo Leminski (1944-1989)

Nesta edição do TAK! 17, o artista polonês Janusz Jurek nos presenteia
com a belíssima imagem Lord of Flies (Senhor das Moscas) em nossa capa. Os meses de agosto e setembro marcaram algumas datas importantes para comemorar ou mesmo para relembrar: inicialmente o aniversário do nosso poeta maior Leminski, que no dia 24 de agosto completaria 76 anos. Quanta falta nos faz o querido poeta nesses tempos de incerteza e perplexidade!

A Revista Polonicus comemora seu jubileu: são 20 anos de edições ininterruptas. No dia 26 de agosto foi comemorado o dia de Nossa Senhora de Częstochowa, Padroeira da Polônia. Também o dia do Soldado Polonês faz parte das comemorações do mês. Assinalamos na Foto do Mês o 40º aniversário da assinatura dos Acordos de Agosto e a criação do Sindicato Independente “Solidarność”, em 1980.

No início de setembro é relembrada a data da invasão do país em 1939, e nosso colaborador Iraci Marin faz uma brilhante análise histórica e política desse evento. Destacamos a excelente entrevista com o presidente da STK, Zbigniew Wiacek realizada pelo seu filho, Luciano. Também o relato da Sociedade Beneficente Polonia do Rio de Janeiro e o artigo inédito “Protagonismo das paróquias polonesas na instalação de órgãos de tubos em Curitiba”, um estudo sobre a importância desse instrumento musical no contexto religioso.

Homenagem ao arquiteto e designer Jorge Zalszupin, recém-falecido, escrita por Szyja Lorber, e o Nawa nos relembra cinco boas razões para estudar na Polônia. O importante projeto para a reconstrução da igreja do Rio do Banho, em Cruz Machado/PR, tem continuidade com as memórias vivas de seus moradores. Por fim, desejamos as melhores boas-vindas à professora de polonês Jolanta Reszczyńska, estabelecida em Papanduva. Witamy!

Izabel Liviski  (Dyrektor Redakcji) e Equipe.

Baixe o seu exemplar e boa leitura!

          TAK!_numero17_setembro_outubro_2020 

 

Capa: Janusz Jurek

TAK!_numero17_setembro_outubro_ 2020