Lançamento de livros e autógrafos na Casa da Cultura Polônia Brasil.

Durante a III Feira de Arte e Cultura que acontece neste domingo dia 9 de outubro a Casa da Cultura Polônia Brasil fará o lançamento de três livros, sendo que um deles é resultado do trabalho de artistas de origem polonesa responsáveis pela exposição “Lendas Polonesas” que itinerou de 2014 à 2015 pelo Paraná e Rio Grande do Sul e que inspirou também a realização em 2015 de um desfile de figurinos, feito pelos alunos do curso de Design de Moda do 5º período, sob a orientação da Profª. Eunice Valente, do curso de moda da Universidade Tuiuti do Paraná realizado na sede da CCPB em Curitiba-PR.

Livro Mockup 2

Lendas Polonesas = Legendy Polskie trata-se de livro bilíngue português e polonês, editado em versão luxo no formato 21×7, contendo treze lendas do folclore polonês, ilustrado pelas artistas brasileiras de ascendência polonesa: Adriana Kmiec, Juliana Kudlinski, Heliana Grudzien, Everly Giller, Dulce Osinski, Márcia Széliga, Mari Inês Piekas e Simone Koubik. Organizado por Márcia Széliga, o livro conta com fotografia de Schirlei Freder, diagramação de Axel Giller e revisão de Aleksandra Pluta. Fruto de projeto coordenado por Schirlei Freder com curadoria da artista plástica Márcia Széliga o livro contou ainda com participação especial de Emília Piaskowski. Os textos das lendas são de domínio público e foram pesquisados e adaptados pelas participantes, trata-se de mais uma publicação da Casa da Cultura Polônia Brasil.

A tarde de lançamento trará ainda dois livros infantojuvenis:

cheiros_capa

Cheiros, publicado pela Editora Insight, de autoria de Célia Cris Silva, ilustrações de Ingrid Osternack, com prefácio de Marta Morais da Costa, integrante da Academia Paranaense de Letras e especialista em literatura infantil. O enredo do livro é muito singelo e, com delicadeza, apresenta uma forma diferente de ver a vida, que não é com os olhos. O personagem principal é Pedro, um menino que interpreta o mundo pelos cheiros. Para ele, cada pessoa e cada ser tem um cheiro próprio, assim como cada momento. É por meio dos cheiros que pessoas e fatos representam para Pedro, que conhecemos a trajetória desse menino e compreendemos, no final da história, que ele é cego. Muito se fala em acessibilidade e inclusão, mas o que se vê é o despreparo de escolas e instituições em geral para compreender as reais necessidades de pessoas com deficiências e, acima de tudo, despreparo das pessoas que as atendem. A discussão deve começar cedo, em casa e na escola, e as crianças precisam ser apresentadas as diferentes realidades, aprendendo a respeitar o outro.

capa_na sopa do sapo

E, Na sopa do sapo, publicado pela Editora Insight, de autoria de Alvaro Posselt, ilustrações de Eve Ferretti, com prefácio da escritora Adélia Maria Woellner, integrante da Academia Paranaense de Letras. O livro apresenta haicais – poemas de origem japonesa – com temática sobre insetos e tem como proposta despertar no leitor a imaginação e voltar o seu interesse para elementos da natureza, destacando simples situações que ocorrem ao seu redor e que, muitas vezes, passam despercebidas: o canto do grilo, o brilho do vaga-lume, o voo da libélula ou uma cena lúdica e inusitada provocada por uma barata ou um pernilongo. A intenção é fazer o leitor prestar atenção no mundo natural, na natureza e seus elementos, em vez do mundo virtual, artificial.

Você é nosso convidado, traga sua família e amigos e venha passar um domingo com muita arte e cultura na Casa da Cultura Polônia Brasil. Estamos te esperando!

 

Serviço:

Lançamento e venda dos livros: Lendas Polonesas = Legendy Polskie, Cheiros e Na sopa do sapo.

Quando: Domingo, 9 de outubro de 2016 das 11h às 14h30 horário sessão de autógrafos. Das 9h às 16h venda dos livros.

Local: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba/PR

Entrada: Gratuita, aberta a todos os públicos

Formas de Pagamento: Dinheiro e Cartões de Débito e Crédito

Mais informações: contato@poloniabrasil.org.br – Fone: (41) 3088-0708