Curso “Pinceladas de História da Arte: Módulo de Arte Brasileira”.

Dando continuidade às atividades previstas na programação 2016 a Casa da Cultura Polônia Brasil abre inscrições para o primeiro módulo do curso Pinceladas de História da Arte, módulo de “Arte Brasileira”.

Historia da arte brasileira4

 

Este curso pretende promover reflexões sobre a arte brasileira despertando interesse pela rica produção artística do nosso país contemplando a descoberta das pinturas rupestres até a Semana de Arte Moderna mais conhecida como “Semana de 22”. Em um recorrido para iniciantes serão privilegiados artistas e estilos inseridos no contexto histórico do período em destaque. Por não ser possível cobrir tudo com a minúcia que o tema requer nosso objetivo é o de despertar no participante a vontade de conhecer mais sobre este ou aquele período e estilo artístico iniciando-o na fruição.

Utilizando imagens da arte rupestre, os registros paisagísticos de viajantes e missões que por aqui passaram, naturezas mortas, retratos, obras do realismo e romantismo, alguns trabalhos do belíssimo barroco brasileiro (pintura, escultura, retábulos e altares) assim como obras de nomes mais conhecidos como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Portinari, pretendemos estimular a reflexão dos participantes buscando uma compreensão da arte a partir da apreciação e da contextualização das obras e artistas apresentados.

O curso é voltado para iniciantes no estudo da História da Arte, jovens e adultos de qualquer formação interessados no tema, com número mínimo para ocorrência de 10 alunos e no máximo de 30. O módulo “Arte Brasileira” será ministrado pela colaboradora da CCPB, Margarete C. Cardoso, paulista, conhecida como Meg Mamede, licenciada em História com ênfase em História da Arte, ainda em São Paulo cursou: “História da Arte Brasileira” no programa de Pós Graduação Interunidades em “Estética e História da Arte” da ECA – Escola de Comunicação e Arte da USP / “Introdução à História da Arte a partir da coleção do MASP” – Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand – São Paulo – SP / “História da Arte no Século XX” – CEF – Caixa Cultural – São Paulo – SP. De 2008 a 2010 morou na Europa onde cursou: “El Arte a través de la mirada de las pintoras” /  “Cubismo y Fauvismo: forma y color en la pintura del siglo XX” / El interior holandés” / “El Impresionismo” no Instituto de Estudios de Ocio da Universidad Deusto de Bilbao – Espanha. Em 2011, já radicada em Curitiba/PR cursou especialização em Gestão e Produção Cultural, além de outros cursos no segmento de museus, memória e patrimônio. Fundadora do Cultura in Company empresa que atua na assessoria e consultoria de projetos culturais, produção e curadoria para produtos e eventos culturais, organiza cursos e palestras, faz pesquisa e elabora conteúdos para sites, blogues e outros suportes, atualmente também se dedica à pesquisa independente sobre gastronomia e cinema.

Serviço:

Curso: “Pinceladas de História da Arte: Módulo de Arte Brasileira”

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR

Data: Dias 18 e 25 de junho de 2016 (sábados)

Horário: das 13h às 17h com 20 minutos de intervalo

Duração total do curso: 08(oito) horas, certificado pela CCPB

Valor: R$ 180,00 (Cento e oitenta reais) * em até 02 parcelas *Associados da CCPB têm desconto

*Ao final das aulas serão sorteados publicações sobre Artes do acervo da ministrante.

Informações: contato@poloniabrasil.org.br – (41) 3088-0708

***