O 2º Encontro Gastronômico da Casa da Cultura Polônia Brasil traz os “Sabores do Inverno”

A Casa da Cultura Polônia Brasil, desde sua fundação em 2012, vem promovendo uma série de eventos em vários campos da cultura num esforço de integrar e contribuir para a cultura brasileira e polonesa. O projeto “Encontros Gastronômicos” é mais uma demonstração desta proposta, que visa atender seus associados e demais interessados. Desta vez a instituição tem mais um motivo para reunir a comunidade, é que neste mês ela completa três anos de existência e quer celebrar essa data com todos.

Em seu segundo encontro gastronômico “Sabores do Inverno” a proposta, com curadoria de Meg Mamede do Cultura in Company, é de trazer sabores que aqueçam a noite curitibana. Escolhemos antepastos e um buffet de sopas inspirados na culinária polonesa com forte influência brasileira, afinal o nosso terroir é rico em alimentos que contribuem com a culinária polonesa elaborada aqui. Em tempos de globalização combinar a cozinha tradicional a contemporânea contemplando a fusão de sabores é uma maneira que encontramos de promover o diálogo e fortalecer a troca entre os dois países. Sabemos que a cultura é que define uma sociedade e que a língua, a gastronomia e os usos e costumes são responsáveis por dar identidade a cada grupo, mas mais que isso a valorização e uso de produtos locais e sazonais denotam respeito pela natureza e promovem a sustentabilidade do planeta.

A Casa da Cultura Polônia Brasil convida todos a desfrutar de uma noite rica em sabores e saberes degustando antepastos, pães e sopas, dentre as quais a Zupa Pieczarkowa (sopa de cogumelos) e a Barszcz Czerwony(consomê de beterrabas) carinhosamente preparados para este encontro, acompanhados de vinho, sucos e água e ao final um delicioso bolo para comemorar o aniversário da instituição. Este  evento conta com o apoio de Dona Prata, Barsóvia, Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko, Consulado Geral da Polônia em Curitiba.

 

Não perca essa festa!

 

Serviço:

2º Encontro Gastronômico “Sabores do Inverno”

Quando: 28/07/2015 às 19h

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba

Mais informações: contato@poloniabrasil.org.br

 

(por Meg Mamede para CCPB)

Arte de Lucas Moura
Arte de Lucas Moura