Casa da Cultura Polônia Brasil traz palestra com Raquel Bueno sobre Arystarch Kaszhuewicz.

(Arystarch Kaszhuewicz e um de seus trabalhos / Foto: Google Imagens)
(Arystarch Kaszhuewicz e um de seus trabalhos / Foto: Google Imagens)

O que leva um homem que perdeu as mãos, um olho, sua pátria, a realizar obras que pareciam impossíveis?

Para responder essa pergunta a Casa da Cultura Polônia Brasil e o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba com apoio da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko trazem à Curitiba no dia 21 de outubro a jornalista e escritora Raquel Bueno, que juntamente com Eugenius, filho do artista polonês Arystarch Kaszhuewicz, lançou em 2004 o livro “Arystarch, o arquiteto dos Deuses”, com fotografia de Gustavo Olmos a publicação foi patrocinada pela Eletrobrás.

(Algumas obras de (Arystarch Kaszhuewicz / Fotos: Gustavo Olmos)
(Detalhes de algumas obras de Arystarch Kaszhuewicz / Fotos: Gustavo Olmos)

capa do livro_Arystarch O Livro “Arystarch, o arquiteto  dos Deuses”, conta um pouco da  história do artista Arystarch  Kaszhuewicz que desembarcou no  Brasil em 1952 e nunca mais deixou  de criar. Como jornalista e  escritora, tive parte de minha vida  dedicada a investigar onde se  encontravam as obras maravilhosas do artista polonês. Sem as duas mãos e sem um olho, Arystarch percorreu o Brasil gravando nas paredes das Igrejas, as mais belas obras. Vitrais, afrescos, mosaicos, pinturas, estão presentes em quase todos os estados brasileiros. Ele não gostava de mostrar que não tinha as mãos, mas seus trabalhos e os diversos estilos que criou, não o impedia de subir numa escada velha de madeira para dar vida à sua obra. Assim, registrou o processo histórico de sua vida. Continuo fotografando várias cidades para dar continuidade ao meu trabalho, porque acredito que em breve Arystarch não será mais um artista anônimo!

Raquel Bueno é jornalista e escritora de CaRaquel Buenompinas, SP, que encantada com a arte de Arystarch pesquisou por anos sua trajetória resultando num livro que reúne vários trabalhos do artista pelo Brasil, projeto esse que continua com a catalogação de outras obras do artista polonês.

 

 

Serviço:

Palestra “Arystarch, o arquiteto dos Deuses” com Raquel Bueno

Quando: Sexta, 21 de outubro de 2016

Horário: 19:00hrs

Local: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba/PR

Entrada: Gratuita, aberta a todos os públicos

Mais informações: contato@poloniabrasil.org.br – Fone: (41) 3088-0708

 ***