Casa da Cultura Polônia Brasil homenageia associados em seu aniversário de fundação.

(Diretoria 2016-2020 CCPB - Foto: Roberto Dziura)
(Diretoria 2016-2020 CCPB – Foto: Roberto Dziura)

A Casa da Cultura Polônia Brasil instituição com sede em Curitiba-PR, homenageou no último dia 27, noite na qual se comemorou quatro anos da sua fundação, alguns associados honorários e beneméritos, numa noite onde o reconhecimento pelo esforço dessas pessoas somado ao constante trabalho voluntário do corpo diretivo da CCPB, o apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e parceiros institucionais se fez presente. Momento no qual a instituição que já é referência dentro da comunidade polono-brasileira do Paraná e do Brasil celebrou seu aniversário com aqueles que plantaram a semente dessa iniciativa e trabalham constantemente para que a mesma continue a dar bons frutos.

(Foto: Roberto Dziura)
(Fotos: Roberto Dziura)

Emocionada a Sra. Schirlei M. Freder, presidente da instituição desde sua fundação em 2012, recebeu os convidados e falou ao público presente.

“Nossa casa, associação sem fins lucrativos, foi fundada oficialmente em 10 de julho do ano de 2012, mas ainda no ano de 2010 já estava sendo idealizada por algumas pessoas. As primeiras mobilizações aconteceram por iniciativa da então Consul Sra. Dorota Barys que realizou alguns encontros com artistas e pessoas vinculadas a entidades polono-brasileiras. Em setembro do ano de 2011 a artista Márcia Széliga organizou um belíssimo evento cultural que durou uma semana e contagiou muitas pessoas que se dispuseram a ajudar. Dessa forma, mais alguns passos foram percorridos em direção à formalização da instituição.

Com a posse do novo Consul, Sr Marek Makowski, explicamos a ele sobre essa ação que estava em andamento e prontamente nos apoiou. Sem dúvidas, graças ao seu apoio, aqui estamos.

Diante dessa trajetória inicial que culmina com o encerramento da primeira gestão de nossa diretoria, temos a dizer que é um caminho árduo, mas um caminho possível, especialmente quando podemos contar com o apoio de tantas pessoas e organizações”.

(Homenageados da noite - Foto: Roberto Dziura)
(Homenageados da noite – Fotos: Roberto Dziura)

Na noite foram agraciados com título de Associado Benemérito, reconhecidos pelos relevantes serviços e doações prestados a Casa da Cultura Polônia Brasil, os Srs.: Eduardo Dudek, Elio Dembinski, Jorge Krzyzanowski, Naotake Fukushima e Silvestre Dudek.

Já os homenageados que receberam o título de Associado Honorário, por serviços de notoriedade prestados a Casa da Cultura Polônia Brasil, foram o(a)s Sr.(a)s.: Antonio Turek, Denise Sielski, Emilia Piaskowski, José Gorski, Pe. Lourenço Biernaski , Marek Makowski, Mariano Kawka, Rízio Wachowicz, Tito Zeglin, Waldemiro Gremski, Wanda Franczak, Wilson Rodycz e Pe. Zdzislaw Malczewski.

 

(Homenageado Padre Lourenço Biernaski - Foto: Roberto Dziura)
(Homenageado Padre Lourenço Biernaski – Foto: Beatriz Kulinitz)

 

(Fotos: Roberto Dziura)
(Fotos: Roberto Dziura)

Uma instituição deste tipo, de caráter cultural, é feita de gente. Sobretudo de gente que ama a cultura de seus antepassados e respeita a cultura da nação que os receberam e isso se percebe através do tempo doado, do esforço na busca de realizar e da alegria por se sentir parte da memória passada e da história futura. A Casa da Cultura Polônia Brasil agradece a todos os  Associados, Visitantes e Colaboradores, afinal todos têm um papel importante na manutenção e existência desta Casa.

Dziękuję Bardzo!

***