A Freguesia do Livro está presente na Casa da Cultura Polônia Brasil.

O mês das férias ainda não acabou e a Casa da Cultura Polônia Brasil retoma suas atividades na próxima segunda 25 de julho. Que tal um bom livro para terminar as férias?

bc462a_7a6d21a099ab4db09992e3b1bc6a5707

A Casa da Cultura Polônia Brasil participa desde 2015 de iniciativa da Freguesia do Livro como um ponto de leitura e conta com livros em português e polonês para serem retirados gratuitamente, lidos e compartilhados.

20160331_184334

“Estes livros fazem parte de uma corrente literária. Depois de ler, devolva ou passe adiante.” A mensagem, simples e direta, define o trabalho da ONG Freguesia do Livro e também decora o principal símbolo da entidade: as caixas de papelão preenchidas com títulos variados. Há pelo menos 200 delas espalhadas em diversos estabelecimentos da cidade, como barbearias, cafeterias, albergues e escolas. O projeto de incentivo à leitura começou de forma modesta, quando as fonoaudiólogas Ângela Marques Duarte e Jô Bibas decidiram dar melhor uso às obras que estavam paradas nas estantes de suas casas e consultórios. Em 2011, em parceria com a administradora Maria Luíza Mayr, elas montaram uma biblioteca infantil na Vila Zumbi dos Palmares, bairro carente de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Para engrossar o caldo, pediram doações aos amigos e, no famoso boca a boca, receberam muitos livros. Foi aí que resolveram ampliar o movimento. “A ideia era alcançar mais lugares e pessoas, por isso criamos as caixas”, explica Jô. A internet se mostrou uma forte aliada. No blog www.freguesiadolivro.com.br  e nas redes sociais, o trio começou a receber pedidos de gente interessada em “hospedar” os caixotes. Elas estabeleceram cinco pontos de coleta, para que o ciclo de leitura não se esgote. As doações passam por uma rigorosa triagem na sala que funciona como sede do projeto, na casa de Maria Luíza. As obras têm destinos diferentes, a depender do conteúdo e do estado de conservação. Podem ir direto para as caixas do projeto, ser cedidas a bibliotecas, trocadas em sebos ou encaminhadas para reciclagem. “O livro precisa ser bom também na aparência. Os antigos ou amarelados afastam o leitor”, explica Ângela. Hoje, as caixas da Freguesia do Livro, que virou oficialmente uma ONG em dezembro de 2013, já chegam a outras cidades, como Ponta Grossa, Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (RJ).” (Fonte: Veja Curitiba / Cidadania de 24/03/2015 por Luise Takashina).

20160331_184348

Se você é associado, aluno ou visitante da Casa da Cultura Polônia Brasil aproveite essa iniciativa, retire o livro de sua escolha, leia e devolva-o ou se preferir compartilhe com  outra pessoa passando-o para frente, lembre-se “As palavras de um livro se nutrem da leitura. Ou secam”.

 

Serviço:

Ponto de Leitura Freguesia do Livro

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR

De segunda a sexta das 13h às 17h

Contato: contato@poloniabrasil.org.br

Fone: (41) 3088-0708

***