Como um polonês construiu ferrovias no Brasil…em Irati-PR.

Wierzbowski ok-01

A Casa da Cultura Polônia Brasil com apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e demais parceiros institucionais, leva para Iarati no Paraná a Exposição “Como um polonês construiu ferrovias no Brasil…”,  que esteve exposta em sua sede em Curitiba-PR em 2015.

A exposição que conta a história da família Wierzbowski através da reproduções fotográficas, faz parte da coleção doada pelos herdeiros à Biblioteca Silesiana na Polônia em 2005 e ficará em curta exposição de 07 à 10 de junho de 2016 na UNICENTRO, em Irati-PR.

A coleção única do seu gênero, doada pelos herdeiros Jerzy Łuka e Ewa Sońska consiste em diversos documentos da família, arquivos fotográficos e mapas feitos a mão. Ilustra a incrível história da família Wierzbowski, primeiramente ligada às terras polonesas sob ocupação russa, depois à Silésia Maior, e finalmente, sua vida no país distante, no Brasil e demostra a persistente luta pela polonidade e um patriotismo inabalável. Os documentos mais antigos da coleção datam da primeira metade do século XIX, entre eles, um diploma de 1847 “Heroldya do Reino Polonês” confirmando o título de nobreza de Tomasz Wierzbowski, com brasão de Lubicz. Porém, os mais curiosos e raros são os materiais referentes à emigração de Teofil Witold Wierzbowski para o Brasil; engenheiro e construtor de ferrovias no Brasil. As imagens registradas por ele formam um testemunho único do processo da construção de ferrovias no Paraná entre os anos 1909 e 1914.
***