Casa da Cultura Polônia Brasil recebe em sua sede evento do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.

Sr. Marek Makowiski e Sra Schirlei Mari Freder fazendo a abertura oficila do evento - Fotos: CCPB)

Sr. Marek Makowski e Sra Schirlei Mari Freder fazem a abertura oficial do evento – Fotos: CCPB)

A Casa da Cultura Polônia Brasil recebeu na segunda 2 de maio, evento do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba em comemoração ao aniversário da Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791, a primeira Constituição da República da Polônia, uma data nacional comemorativa na qual o Sr. Marek Makowisk, Cônsul Geral da Polônia em Curitiba e a Sra. Schirlei M. Freder, presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil receberam na sede da instituição artistas, escritores e o público presente para que juntos celebrassem importante efeméride para cultura polonesa no mundo.

Ao longo do evento os presentes puderam prestigiar a abertura da exposição “Natureza brasileira – olhares e inspirações” inédita no Brasil que traz obras de Dulce Osinski, Everly Giller, Heliana Grudzien, Marcia Szeliga, Mari Inês Piekas, Schirlei  Mari Freder e fica aberta ao público para visitação até  3 de julho de 2016.

(Tiago Halewicz, Schirlei Freder e Gerson Cesar Souza autores em lançamento - Foto: CCPB)

(Os autores Tiago Halewicz e Gerson Cesar Souza com Schirlei M. Freder – Foto: CCPB)

Na noite de segunda aconteceu ainda o lançamento do livro “O Imortal Coronel Bodziak” de Gerson Cesar Souza de São Mateus do Sul/PR que emocionado falou ao público presente sobre sua pesquisa e paixão pela cultura polonesa e do livro “Caminhos de Chopin” de Tiago Halewicz, ocasião em que o autor de Porto Alegre/RS autografou exemplares para os presentes.

(Gerson Cesar de Souza autor de “O Imortal Coronel Bodziak” - Foto: CCPB)

(Gerson Cesar de Souza autor de “O Imortal Coronel Bodziak” – Foto: CCPB)

(Tiago Halewicz autor de “Caminhos de Chopin” - Foto: CCPB)

(Tiago Halewicz autor de “Caminhos de Chopin” – Foto: CCPB)

Apesar do frio curitibano a noite foi curta para tanta comemoração e alegria, os presentes puderam desfrutar de muita arte e cultura, aquecidos pela boa vodka polonesa e  brindados pela apresentação do Coral Karolinka de São Mateus do Sul/PR com hinos e canções polonesas.

(Coral Karolinka de São Mateus do Sul/PR - Foto: CCPB)

(Coral Karolinka de São Mateus do Sul/PR – Foto: CCPB)

A Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791 é considerada a primeira constituição nacional moderna codificada da Europa assim como a segunda mais antiga no mundo, e essa data nacional comemorativa é celebrada por poloneses e seus descendentes no mundo todo.

***