Geléias artesanais Itapolski a venda na Casa da Cultura Polônia Brasil.

Geleias Itapolski

Para quem gosta de doçura e mimo as geleias artesanais Itapolski fabricadas em Itápolis/SC são uma boa opção para consumir e presentear. Produção que acompanha as empreendedoras que criaram a marca desde muito cedo, hoje a produção da Itapolski Geléias é de mil vidros de 270 ml por mês, divididos em 10 sabores diferentes. “Usamos frutas do próprio estado. Esse é um produto 100% natural”, destaca Jandira, uma das sócias. Os produtos são vendidos em Santa Catarina, mas já começam a chegar no Paraná.

A Casa da Cultura Polônia Brasil contou com a participação da Itapolski na 1ª Feira de Arte e Cultura que ocorreu em dezembro de 2015 e agora tem o produto à venda em sua sede.

As geléias são feitas artesanalmente sem adição de conservantes e/ou corantes e são ótimas opções para acompanhar cafés, chás, brunches e para algumas harmonizações interessantes na cozinha tradicional. Se você gosta de pratos agridoces a seguir algumas dicas para explorar os sabores desses produtos e surpreender seus convidados.

Pesticos e Entradas:

Dadinhos de queijo coalho acompanhados de geléia de pêssego ou tangerina (ou a geléia de sua preferência), para gratinar o queijo use forno ou churrasqueira, se preferir opte por um maçarico de cozinha.

queijo coalho com geleia
(Foto: Panelaterapia)

Queijo Catauá, artesanal produzido na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, que pode ser substituido por queijo de sua preferência servido com geléia de figo. O figo e seus derivados vão bem em saladas verdes ou com queijo Feta (típico da Grécia).

geleia-de-figo com queijo
(Foto: Sal de Bolinha – Comida e Causos)

Tartine de queijo Feta com geléia de figo e cebola caramelizada, uma entrada linda e saborosa.

Tartine com geléia de figo
(Foto: Cozinha Dal Bó)

Bolinhos de aipim e  pato acompanhados de geléias cítricas: laranja ou tangerina, o da foto é do Restaurante Castro no Rio de Janeiro.

bolinho-de-aipim-com-pato2_castro_gabriel-savary
(Foto: Restaurante Castro)

Pratos principais:

Magret de pato com geléia de laranja receita do chef Felippe Sicca.

magret de pato com geleia de laranja do chef Felippe Sicca
(Foto: Chef Felippe Sicca)

Lombo de porco (que pode ser substituído por mignon suíno) glaceado com mostarda e mel, servido com refogado de repolho roxo ao vinho branco, couve frita e geléia de pimenta (a sugestão aqui é usar a geléia de maçã pois os cortes suínos ficam bons servidos com ingredientes mais ácidos como a maçã ou o abacaxi).

porco com geleia de maça
(Foto: Uol – BH Restaurant Week)

Sobremesa:

Cheesecake de ricota com geléia de amora, um clássico que agrada a todos.

cheesecake de ricota com geleia de amora
(Foto: Cozinha Roman)

 (por Meg Mamede para CCPB)

***