Comitiva polonesa presente do Salão do Estudante 2016 é recepcionada em Curitiba/PR.

(Corpo diretivo da CCPB e o Sr. Profº Aleksander Bobko - Secretário de Estado, Ministro da Ciência e Ensino Superior da República da Polônia)

(Corpo diretivo da CCPB e o Sr. Profº Aleksander Bobko – Secretário de Estado, Ministro da Ciência e Ensino Superior da República da Polônia)

Na última sexta-feira o corpo diretivo da Casa da Cultura Polônia Brasil este presente na recepção oferecida pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, na Sociedade Polono-Brasileira Józef Piłsudski, para a comitiva dos representantes das Universidades Polonesas participantes no Salão do Estudante 2016. Ocasião na qual o Sr. Profº Aleksander Bobko – Secretário de Estado, Ministro da Ciência e Ensino Superior da República da Polônia, foi presenteado pela presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, Sra. Schirlei M. Freder, com duas semijoias inspiradas nas wycinanki de Emília Piaskowski, mandalas que têm na simbologia do Galo, ícone da arte popular polonesa e na Gralha Azul, que homenageia o Estado do Paraná, representações recorrentes na obra da artista brasileira de origem polonesa.

No evento estiveram presentes: o Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba, Sr. Marek Makowski, o Sr. Profº Aleksander Bobko – Secretário de Estado, Ministro da Ciência e Ensino Superior da República da Polônia e os representantes das entidades participantes do Salão do Estudante 2016: Juliusz Szymczak-Gałkowski – Diretor Dptº Cooperação Internacional (Min. Ciência e Ensino Superior), Tomasz Kollat – Especialista Dptº Cooperação Internacional (Ministério da Ciência e Ensino Superior), Agata Kulesza – Chefe de Gabinete (Conferência de Reitores Academicos das Escolas Polonesas),  Agnieszka Jankiewicz-Kiryk – (Fundação de Desenvolvimento do Sistema Educacional), Malwina Górecka  – (Fundação de Desenvolvimento do Sistema Educacional), Prof. Stefan Trzcieliński – Pró Reitor (Politécnica de Poznań),  Dr. Hab. Krzysztof Gil – Diretor de Doutorados (Universidade Jagiellonica de Cracóvia), Anetta Stypułkowska – Diretora do Dptº de Recrutamento (Universidade Politécnica de Wroclaw),   Kinga Drechny-Mucha – Chefe do Dptº de Promoção e Informação (Universidade Jagiellonica de Cracóvia), Anna Nowak-Dorda – Diretora do Dptº de Promoção e Informação (Universidade Jagiellonica de Cracóvia), Sylwia Ogórkiewicz – Subdiretora do Dptº de Cooperação Internacional, Dr. Bożena Szałasta-Rogowska – Adjunto (Universidade da Silésia de Katowice), Marta Barciak – Especialista em Recrutamento (Universidade da Silésia de Katowice), Anna Kamińska-Abram – Representante  (Universidade Adam Mickiewicz de Poznań), Anna Maria Rogalska – Representante  (Universidade Politécnica de Wrocław), Kamil Jodź – Especialista (Universidade Politécnica de Wrocław), Emilia Wojtczak – Especialista Administrativo (Universidade Politécnica de Poznań) e demais convidados.

O Salão do Estudante que neste ano está em sua 22ª edição passa por seis capitais brasileiras de 27 de fevereiro à 09 de março de 2016 (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Salvador e Belo Horizonte) em Curitiba aconteceu no dia 04 de março, ocasião em que os interessados tiveram a oportunidade de assistir ao seminário “Estude na Polônia” e obter informações sobre cursos de idioma, ensino médio, graduação, pós – graduação, MBA, mestrado, doutorado, cursos técnicos, preparação universitária, programas de au pair e outras oportunidades para estudar e trabalhar no exterior. Além disso, o Salão do Estudante também apoia as ações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Durante a feira, o visitante pode visitar o estande do Fundo e participar da melhoria da educação para crianças e adolescentes no Brasil e no mundo.

***