“Encontros Gastronômicos” na programação 2016 da Casa da Cultura Polônia Brasil.

Encontros Gastronomicos_CCPB_2015_final1

Ao longo do ano de 2015 a Casa da Cultura Polônia Brasil realizou muitas atividades sempre visando a democratização da cultura e o acesso de diferentes públicos ao espaço que a instituição e seus parceiros, Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko e Barsóvia, compartilham na capital paranaense.

A Casa da Cultura Polônia Brasil foi criada em 2012 com a missão de promover e fortalecer ações culturais e de intercâmbio entre Polônia e Brasil, além de oportunizar a valorização de artistas descendentes de poloneses e a comunidade por meio das várias linguagens artísticas e de elementos das culturas polonesa e brasileira, para isso, conta também com colaboradores, parceiros e o importante apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.

E por falar em cultura, a gastronomia não poderia ficar de fora, afinal comer é mais que um ato político que exige de nós escolhas, é algo cultural que nos confere identidade e nos difere do “outro”.

A proposta dos “Encontros Gastronômicos” surgiu em uma reunião entre a diretora da instituição Schirlei M. Freder e a produtora cultural e blogueira Meg Mamede, curadora dos encontros. Essa atividade foi elaborada de maneira a promover o encontro da culinária polonesa, tradicional e contemporânea, com ingredientes e a cozinha brasileira contemplando a fusão dos sabores e saberes, estabelecendo o diálogo e fortalecendo o intercâmbio entre os dois países. Ao longo de 2015 aconteceram dois encontros: “Jantar Polonês” e “Sabores do Inverno”, ambos sucesso de público.

Este evento, além de difundir a cultura gastronômica polono-brasileira, foi criado para possibilitar a arrecadação de recursos financeiros para a instituição tendo em vista a manutenção da Casa da Cultura Polônia Brasil, uma ONG sem fins lucrativos, garantindo sua missão e o atendimento de associados e comunidade.

Para 2016 a instituição planeja encontros em colaboração com parceiros e outras instituições do Paraná ligadas a grupos polono-brasileiros, abertos a receber a comunidade e outros públicos interessados na cultura polonesa.  Proposta que visa promover eventos culinários em formatos variados e em lugares diferentes considerando a possibilidade de itinerância em encontros trimestrais.

Não perca a oportunidade de participar de experiências gastronômicas em ambientes descontraídos e em companhia de pessoas amigas que têm em comum o amor por sua cultura ancestral.

Para saber mais, fique atento as novidades divulgadas aqui no site e na fanpage da Casa da Cultura Polônia Brasil.

 ***