Casa da Cultura Polônia Brasil lança com exclusividade semijoias inspiradas em wycinanki de artista brasileira de origem polonesa.

(Semijoia exclusiva da Dona Prata para Casa da Cultura Polônia Brasil Fotos: Schilrei M. Freder)
(Semijoia exclusiva da Dona Prata para Casa da Cultura Polônia Brasil / Fotos: Schilrei M. Freder)

Neste domingo, durante I Feira de Arte e Cultura realizada pela Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba/PR, a instituição lançou duas peças com design da Dona Prata inspiradas no wycinanki, arte popular polonesa.

Emilia Piaskowski, reconhecida pelo seu trabalho com a técnica wycinanki e conhecida como Dona Emília pela comunidade polono-brasileira em Curitiba e no Paraná, esteve presente no evento e aprovou as lindíssimas semijoias com as gralhas azuis e os galos, ícones de seu trabalho, destacados no centro das mandalas.

Wycinanki de Emília Piaskowski / Fotos: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul e Schirlei M. Freder)
(Wycinanki de Emília Piaskowski / Fotos: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul e Schirlei M. Freder)

As peças, que são exclusividade da instituição, estão sendo produzidas por encomenda, mas em breve deverão constar dos itens comercializados em loja virtual para pronta entrega em todo Brasil e poderão também ser compradas diretamente na sede da Casa da Cultura Polônia Brasil em Curitiba/PR.

De uma delicadeza singular estas semijoias são banhadas a ouro e possuem detalhes com acabamento em ródio, valorizando ainda mais a peça.

Com intuito de valorizar a cultura polonesa, fortalecer os artistas e artesãos e garantir recursos financeiros para manutenção da Casa da Cultura Polônia Brasil, a atual gestão tem pensando várias ações para incrementar esses recursos e obter em médio prazo a sustentabilidade desejada por instituições desse tipo. Além disso, estes são os primeiros itens criados para e pela instituição para atender aos associados e público em geral que procura por objetos e peças com referências às raízes ancestrais polonesas, por isso o tema wycinanki foi tão bem recebido pelos presentes no evento deste fim de semana.

Para adquirir estas belíssimas semijoias com valor especial de pré-venda entre em contato através do email contato@poloniabrasil.org.br e garanta sua peça.

 ***