Na “Primavera dos Museus 2015” a Casa da Cultura Polônia Brasil traz o classicismo na obra de Zbigniew Herbert.

(Zbigniew Herbert , Dom pracy tworczej ZLP, 1972, fot. Erazm Ciołek / Forum)
(Zbigniew Herbert , Dom pracy tworczej ZLP, 1972, fot. Erazm Ciołek / Forum)

A Casa da Cultura Polônia Brasil tem promovido uma série de ações culturais desde sua fundação em 2012, contemplado as várias linguagens artísticas, buscando com isso estabelecer um rico diálogo com a comunidade polonesa e brasileira, em Curitiba, no Paraná e fora do país também. Neste mês de setembro e dentro da programação da Primavera dos Museus (temporada cultural promovida anualmente pelo IBRAM) a instituição realizará atividades em parceria com UFPR – Universidade Federal do Paraná (Curso de Letras-Polonês) Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (DEPAC) desta Universidade e a Uniwersytet Śląski (Universidade da Silésia) Katedra Międzynarodowych Studiów Polskich desta Universidade (Departamento de Estudos Internacionais Poloneses) e com o apoio do Consulado Geral da Polônia em Curitiba e Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko.

No dia 09 de setembro de 2015 às 18h30 acontece a mesa redonda “O classicismo que dói. Sobre a poesia de Zbigniew Herbert”, com a participação de especialistas em sua obra os professores Danuta Opacka-Walasek (US, Polônia) que fará uma exposição sobre os aspectos gerais que concernem o poeta, a sua obra e as variadas possibilidades de sua leitura com tradução de Piotr Kilanowski (UFPR, Brasil), seguido de análise conjunta de poemas selecionados do autor e a participação do público através de perguntas. Os poemas escolhidos são traduções de Piotr Kilanowski.

Os temas que serão abordados giram em torno do papel do aparente classicismo na obra herbertiana, que tem como suas bases sofrimento e empatia por este causada. A releitura que Herbert faz da mitologia clássica traz o seu aspecto não explorado, que expõe a desumanidade dos seus protagonistas divinos, contrastada com o lado humano cujo sofrimento traz a empatia e permite releituras dos textos clássicos.

Na mesma noite às 20h30 acontece o Sarau “Poemas do Senhor Cogito” com poesias de Zbigniew Herbert, traduzidas por Piotr Kilanowski, momento em que serão feitas leituras dramáticas dos poemas selecionados de Herbert pelos alunos e professores do curso de Letras-Polonês da UFPR: Alicja Goczyła Ferreira, Piotr Kilanowski (professores) Everly Giller, Luiz Henrique Budant, Pedrita Setenareski Borges, Regiane Maria Czervinski (alunos e ex-alunos).

Com isso a Casa da Cultura da Polônia Brasil junto de seus parceiros e apoiadores deseja contribuir de maneira acessível para a democratização da cultura em nosso país, difundindo a cultura local e de outros povos, contemplando o conhecimento e a fruição de públicos diversos.

 

Serviço:

Mesa redonda “O classicismo que dói. Sobre a poesia de Zbigniew Herbert” e Sarau “Poemas do Senhor Cogito”.

Quando: Dia 09 de setembro de 2015 – das 18h30 às 21h30

Local: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba/PR

Evento Gratuito – Classificação: Livre para todas a idades

Mais informações: contato@poloniabrasil.org.br  – www.poloniabrasil.org.br