“Meu coração de polaco voltou” uma homenagem ao poeta Paulo Leminski.

Leminski_por João Urban
(Paulo Leminski – Foto: João Urban)

A Casa da Cultura Polônia Brasil e a família Leminski realizam várias ações em homenagem ao poeta curitibano. As atividades que terão inicio nesta segunda 24, data na qual Leminski completaria 71 anos, seguirão até o dia 04/10/15.

No dia 24/08/15 às 19h30 – Palestra com o professor de Letras-Polonês da UFPR, doutor em literatura polonesa pela Universidade Iaguiellônica (Cracóvia) Marcelo de Paiva Souza, que falará sobre a Polônia na obra do artista.

Na terça-feira dia 01/09/15 às 20h acontecerá o lançamento da edição brasileira do livro de poemas traduzidos (bilíngue) “Meu coração de Polaco Voltou”, que reúne cerca de 60 poesias de Leminski, com seleção e tradução de Piotr Kilanowski, pesquisador e professor de Letras-Polonês da UFPR e abertura de exposição homônima inédita com curadoria das filhas do poeta Aurea e Estrela Leminski.

A exposição “Meu coração de polaco voltou” estará aberta para visitação gratuita de terça a domingo no horário das 10h às 17h no período de 02/09 a 04/10/15 (agendamento de escolas através do email: contato@poloniabrasil.org.br).

Para encerrar com chave de ouro na quarta-feira 23/09/15 das 20h às 23h acontecerá no Barsóvia – anexo à Casa da Cultura Polônia Brasil – o Sarau Poético “Polaco Loco Paca”, uma noite de leituras poéticas com a filha do autor, Aurea Leminski, convidados e público presente.

 

Casa da Cultura Polônia Brasil

A Casa da Cultura Polônia Brasil foi criada em 2012 com o apoio do Consulado Geral da República da Polônia e da Academia de Belas Artes de Cracóvia. Sua diretoria é composta por artistas e pesquisadores voluntários descendentes de poloneses, que buscam fortalecer e criar ações de intercâmbio entre Brasil e Polônia. A obra de Paulo Leminski é marcada pelas referências à cultura polonesa, e o projeto “Meu coração de Polaco Voltou” garante a difusão da obra do artista, das tradições polonesas, e reforça a importância do legado do autor e sua relação orgânica com a comunidade brasileira.

 

Serviço:

“Meu coração de polaco voltou”

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil, Rua Ébano Pereira, 502, Centro – Curitiba (PR)

Quando: de 24 de agosto a 04 de outubro de 2015.

Informações: contato@poloniabrasil.org.br