Casa da Cultura recebe declaração de instituição de utilidade pública municipal

Diretoria da Casa da Casa da Cultura recebendo o Certificado das mãos do Vereador Tito Zeglin Imagem: Julio Cesar Ruthes
Diretoria da Casa da Casa da Cultura recebendo o Certificado das mãos do Vereador Tito Zeglin
Imagem: Julio Cesar Ruthes

No dia 20 de abril de 2022 a Casa da Cultura Polônia Brasil recebeu o documento de Utilidade Pública Municipal durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Curitiba, reconhecimento proposto pelo Vereador Tito Zeglin. Estiveram presentes o Presidente da Instituição João Carlos Cwiklinski, a tesoureira Celia Deina e a Conselheira Fiscal e ex-presidente Schirlei Freder.

O projeto para obter o certificado foi elaborado em 2019 e foi reconhecido por meio da Lei nº 15.597/2020, do início do ano de 2020, entretanto com a pandemia os atos oficiais foram suspensos e somente recentemente foram retomados, e com isto a oportunidade de participar desse momento solene do recebimento do Certificado, entregue diretamente pelas mãos do Vereador Tito Zeglin.

Agradecemos ao Vereador Tito Zeglin pelo projeto que viabilizou tal reconhecimento, fato que fortalece ainda mais os nossos trabalhos em prol da cultura polonesa na cidade, sendo que nosso trabalho já se expandiu para todo Brasil, o que muito nos orgulha nesses dez anos da entidade a serem completados em 2022”, afirma João Carlos Cwiklinski, co-fundador e atual Presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil.

Esse reconhecimento só reafirma o trabalho que estamos fazendo em prol da cultura. É muito importante estarmos alinhados com o poder público no intuito de desenvolver cada vez mais a cultura e a arte, dois grandes pilares da nossa existência como Sociedade“, comenta Celia Deina, tesoureira da entidade.

Me recordo da reunião para alinharmos os projeto e o quanto nos surpreendemos com o grande volume de atividades que já vinham sendo realizadas, não havendo dúvidas da relevância social da entidade frente ao município”, comenta Schirlei Freder, co-fundadora, atual Conselheira Fiscal e que exerceu a presidência da entidade de 2012-2020.

Este reconhecimento representa o esforço de inúmeras pessoas que colaboram e já colaboraram com a instituição, tornando-a forte e relevante frente à polonidade no Brasil. Oferecemos esse momento e essa conquista a cada uma dessas pessoas que integra a trajetória da Casa da Cultura Polônia Brasil.

 

Vereador Tito Zeglin, autor do projeto Imagem: Rodrigo Fonseca
Vereador Tito Zeglin, autor do projeto
Imagem: Rodrigo Fonseca

Diretoria da Casa da Cultura Polônia Brasil

(Gestão 2020-2022)