Exposição “Meu Coração de Polaco Voltou” em Palmeira

WhatsApp Image 2021-11-18 at 11.37.35(1)

 

A exposição Meu Coração de Polaco Voltou abre pela primeira vez na cidade de Palmeira (PR). O evento faz parte das celebrações dos 150 anos da imigração polonesa ao Paraná.

A mostra está na sua décima segunda edição e já passou por Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Londrina e Porto Alegre e paralelamente circulou pela Polônia, nas cidades de Varsóvia e Poznan.

O objetivo da exposição é revelar as origens polonesas do escritor curitibano, Paulo Leminski, que era neto de poloneses, pelo lado paterno, e tinha grande orgulho das suas raízes. A influência da cultura de seus ascendentes também está presente em sua obra, por meio de poemas, textos que analisam os aspectos no comportamento e na fala do povo curitibano que são influência direta da forte presença de imigração, referências desta cultura em sua obra, por meio de painéis, fotos, livros e documentos originais e ainda a exibição de um vídeo com depoimento de Paulo Leminski sobre sua polonidade.

A mostra apresentará ao público um recorte dessa história, garantindo assim a difusão e democratização da nossa cultura, reforçado pela importância do legado do autor e relação orgânica que sua obra tem com a comunidade local, regional e do Paraná.

A mostra em Palmeira tem produção da Múltiplo Produções Culturais (@pauloleminskioficial); apoios da Casa da Cultura Polônia Brasil (@casaculturapbr), Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba (@consuladopoloniacuritiba), Associação dos Museus dos Campos Gerais e UmHotelPalmeira (@umhotelpalmeira); e realização da Prefeitura Municipal de Palmeira (@prefeituradepalmeira);

Onde: Centro de Atendimento ao Cidadão, Palmeira/PR.

Quando: de 22/11/21 a 10/03/22.

Horário: Segunda à sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h.

WhatsApp Image 2021-11-18 at 11.37.35