TAK! O vigésimo segundo número foi publicado pela Casa da Cultura Polônia Brasil

capa_tak_22

Nesta edição, o TAK! é dedicado à comemoração do sesquicentenário da imigração polonesa ao Paraná (1871),  começando com a bela imagem da capa realizada por Mari Ines Piekas, uma das componentes da nossa equipe editorial.

Entrevistamos um dos ícones da dança no Paraná e conhecida internacionalmente, Milena Morozowicz.

Na seção Memórias de um cônsul aposentado, Marek Makowski traz o relato das festividades polônicas de que participou e registra esses eventos como importantes espaços de sociabilidade.

A comunidade judaica de Gorlice (powiat gorlicki) é relembrada pelo nosso articulista do Rio de Janeiro, Israel Blajberg.

O artigo cultura e costumes nas comunidades polono-brasileiras é uma contribuição de Klaudia Chrzan e Alcione Nawroski, professora de português na Universidade de Varsóvia.

Um tour pela interessante cidade de Wrocław é guiado pela arquiteta Camila Montes Celinski, desvendando suas atrações peculiares.

A Reinauguração do Marco Histórico da Imigração Polonesa em Cruz Machado, no Paraná é relatada por Schirlei Freder que também divulga o lançamento oficial do canal no YouTube do Projeto Polonidade no Brasil: memória e legado.

O pesquisador Nazareno Dalsasso Angulski faz uma crônica mostrando que além do futebol, o voleibol é também um esporte popular na Polônia.

Na seção Reescrevendo a História, Maria do Carmo Ramos Krieger faz um histórico da imigração e traz o selo comemorativo da imigração polonesa ao Paraná, de autoria de Volnei Lopes da Silva.

Na seção Polonês na Universidade, a professora Alicja Goczyła Ferreira convida a todos para estudar o idioma polonês.

Aproveitando a oportunidade, o TAK! e toda sua equipe parabeniza a senhora Danuta Lisicki de Abreu pela organização do evento no Bosque do Papa, em homenagem ao dia da  padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Częstochowa.

Zapraszamy!

Izabel LIVISKI
Diretora de redação.

Clique aqui para fazer o download