TAK! O décimo nono número foi publicado pela Casa da Cultura Polônia Brasil

capa__tak_19

Prezados leitores.
Com imensa satisfação trazemos a público mais um número do TAK! neste início de outono no Brasil. Na presente edição, temos o privilégio de publicar uma imagem da saudosa artista Sofia Dyminski “Casal na Serra”, obra anali sada pela também artista plástica Heliana Grudzien, com a trajetória de vida descrita pelo neto, Luis Venske Dyminski.

A Fundação JoséWalendowsky nos traz o lançamento do livro “O Voo da Águia”, fruto da pesquisa da professora Rosemari Glatz.

Na seção Entrevista trazemos o perfil e o diligente trabalho do Pe. Lourenço Biernaski com o acervo de livros históricos poloneses que estão aos cuidados dos Padres Vicentinos.

Claudio Boczon nos presenteia mais uma vez com um poema, repleto de seu humor refinado. Desvendando a Língua Polonesa, do professor Mariano Kawka, traz fundamentos sempre essenciais da língua dos nossos ancestrais, pela qual a cada dia cresce o interesse das novas gerações, confirmado pelamatéria da Casa da Cultura Polônia Brasil sobre o curso de idioma polonês em suas dependências.

Reescrevendo a História – são crônicas saborosas da professora Maria do Carmo Krieger, transitando entre realidade e ficção. Na culinária, temos como sempre uma receita original do chef Grzegorz Mielec, desta vez a Karp w galarecie. Aqui Mar del Plata traz mais uma projeção de filme no Centro Cultural de nossos amigos argentinos preservando suas raízes polonesas, narrado por Eduardo Szokala.

O Dossiê de Estudos Poloneses tem a publicação na Revista X da UFPR, com texto de Alicja Goczyla Ferreira e Aleksandra Piasecka-Till, professoras daquela instituição, no curso de Letras-Polonês. Como amostra desse trabalho publicamos o artigo da discente Claudia Sanzovo.

Na seção Internacional, Marek Makowski traz o lançamento em Varsóvia, no início deste ano, do livro comemorativo “Polônia e Brasil – mais próximo do que parece”. O Diário de Bordo, de Dulce Osinski e Everly Giller, narra as descobertas das autoras em terras polonesas na década de 80. Para manter a memória sempre viva, temos também a segunda parte da saga da família Angulski, escrita pelo pesquisador Nazareno Angulski.

O homenageado desta edição é José Gorski, que teve como uma de suas ações, como vereador, a fundação do Portal Polonês em Curitiba. Iraci Marin fala sobre a religiosidade existente em Montes Cárpatos, e a belíssima imagem de Everly Giller mostra o inverno polonês, na Foto do Mês. Além de tudo isso, o leitor encontrará muitomais…

Boa leitura!

TAK_numero19