Boletim TAK! – Décimo quinto número foi publicado pela Casa da Cultura Polônia Brasil – 15 Numer Biuletynu TAK ! został wydany przez Dom Kultury Polska Brazylia

Baixe aqui o seu exemplar TAK! : Boletim_TAK!_Número15_Maio_Junho_2020

Chegamos ao número 15 do Boletim TAK! Graças ao esforço da nossa pequena equipe e ao apoio extremamente importante do Consulado Geral da Polônia em Curitiba e da Casa da Cultura Polônia Brasil, do qual o boletim é integrante. Nesta edição, a partir da capa, com uma imagem histórica se homenageia o aniversário de 130 anos da Sociedade Tadeusz Kościuszko agora em junho, que não será comemorado oficialmente, como nos anos anteriores. Destacamos a beleza que existe nessa fotografia datada de 03 de maio de 1899, com as marcas deixadas pela passagem do tempo.

Agradecemos profundamente o empenho e esforço especialmente neste número de Axel Giller e Bruna Brescancini pela excelência na diagramação, Everly Giller correspondente internacional em Varsóvia, que embora distante, é uma colaboradora mais do que presente em todos os momentos. Prof. Mariano Kawka pela revisão precisa dos textos e Julio Buczek Ponciano pela assistência na Redação. Agradecimentos também à profa. Paula Celli pela sua gentileza e presteza na assessoria técnica.

No artigo da professora Anna Kalewska da Universidade de Varsóvia, há uma revisão sobre a culinária polonesa, destacando a importância histórica e afetiva dos pratos culinários desenvolvidos pelos nossos ancestrais e que trazem sabor até os dias de hoje para descendentes e não descendentes, inclusive. Na seção Culinária Polonesa e Brasileira, o chef Mielec surpreende com uma geleia de pétalas de rosas!

O jornalista Guilherme Osinski fala de suas raízes polonesas, e Camila Montes Celinski, arquiteta brasileira vivendo em Varsóvia, nos brinda com uma visão da cidade de Zalipie, com muitas flores pintadas nas paredes externas e internas das casas pelos moradores. O TAK!, sem procurar alienar-se da realidade do momento em que vivemos, busca trazer os aspectos positivos e dignos de comemoração da vida, pois é disso que estamos todos precisados: beleza, alegria e paz!

Zapraszamy!

Izabel LIVISKI
(Diretora de Redação)