Primeiro Encontro Internacional de Estudos Poloneses: 10 anos do curso de Letras-Polonês: Experiências e Desafios.

O Curso de Letras-Polonês e o Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (DEPAC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm a honra de anunciar a realização do 

Primeiro Encontro Internacional de Estudos Poloneses: 10 anos do curso de Letras-Polonês: Experiências e Desafios.

 thumbnail_image004

O evento acontecerá na UFPR, campus Reitoria, em Curitiba-PR, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2019.

Em função disso, comunicamos que estão abertas as inscrições para a oferta de Simpósios Temáticos no evento, através do formulário disponível até 22.07.2019 no endereço:

 https://www.polonesufpr10anos.com.br/inscricao.

A proposta poderá ser feita por até 2 coordenadores ou coordenadoras, preferencialmente de instituições diferentes, com titulação mínima de mestre.

image001

Sobre o evento

O I Encontro Internacional de Estudos Poloneses visa comemorar:

a) os 10 Anos do Curso Letras Polonês na UFPR, período em que se formaram profissionais de língua, literatura e cultura polonesas, com ênfase na formação de professores, pesquisadores e tradutores;

b) a realização de uma série de projetos de extensão e de pesquisa focados nos temas de formação docente, tradução literária, multilinguismo, entre outros;

c) o intercâmbio de aprendizagem, ensino e pesquisa com colegas de outras instituições de ensino superior no Brasil, na Polônia e em outros países.

 

O evento pretende divulgar estudos recentes, integrando desta maneira os interesses do público em geral aos trabalhos de pesquisa brasileira e estrangeira de alto nível das áreas de cultura, língua, literatura e história da Polônia e de seus descendentes no Brasil. Oferecendo aos participantes a oportunidade de refletir criticamente sobre a sua prática profissional, tanto na academia como fora dela, buscamos construir um espaço de troca de experiências e de discussão dos questionamentos emergentes a partir das ações no universo de pesquisa e em outros espaços profissionais. Com investigação consolidada nos campos acima mencionados, os pesquisadores —basicamente poloneses e brasileiros, com alguns representantes de outros países — poderão contribuir para a formação qualificada de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação tanto de Línguas Estrangeiras Modernas quanto de Letras em geral. Esperamos que os alunos de graduação e pós-graduação, docentes da Educação Básica e todas as pessoas interessadas de diferentes áreas do conhecimento se engajem em um diálogo construtivo entre si e com os estudiosos.

Esse diálogo converge com um dos conceitos-chave do evento que é ‘aproximação’ — entre o conhecimento estabelecido, proveniente de um certo viés teórico, e os novos processos de construção e compartilhamento dos conhecimentos que surgem a partir das práticas sociais em comunidades variadas, sendo objeto de análises sistemáticas e da reflexão acadêmica — na tentativa de dar continuidade a iniciativas como a da Revista “Aproximações: Europa do Leste em Língua Portuguesa”, sob cuidados de Henryk Siewierski, professor da Universidade de Brasília, editada pela Fundação Pró-Memória já nas décadas finais do séc. 20.

 

Calendário de submissões:

11.06 – 22.07.2019: Prazo para a submissão dos temas dos simpósios pelos professores interessados.

25.07.2019: Anúncio dos simpósios aprovados.

26.07 – 31.08.2019: Prazo para a submissão das comunicações para os simpósios e das apresentações de pôsteres.

04.09.2019: Anúncio de comunicações e apresentações aprovadas.

 

Maiores informações e detalhes sobre o evento podem ser consultados na página: https://www.polonesufpr10anos.com.br/ ou por e-mail: polones@ufpr.br.
Atenciosamente,
Coordenadora da Comissão Organizadora
Dr. ª Aleksandra Piasecka-Till

download