Exposição “Cidades” na Colônia Murici em São José dos Pinhais.

A exposição fotográfica “Cidades na Polônia e no Brasil: entre a Modernidade e a Tradição” é o resultado do trabalho de três fotógrafos de ascendência polonesa que retornam à terra de seus ancestrais para resgatar através do olhar os traços contemporâneos da moderna sociedade polonesa e também aqueles que se mantiveram através dos anos e de todas as mudanças políticas e sociais, dando equilíbrio e beleza a essa dinâmica temporal.

Esse olhar se estende também a diferentes cidades brasileiras, tendo como proposta do projeto uma questão central: “como vem ocorrendo, nestes últimos 25 anos, a reconfiguração das cidades polonesas e brasileiras?”. O objetivo geral é identificar e fotografar elementos que caracterizam a modernidade em cidades na Polônia e no Brasil, assim como compreender como ocorre o diálogo entre o antigo e o moderno, de que modo a cultura polonesa permanece na configuração destas cidades e identificar os equipamentos urbanos, monumentos históricos, expressões populares, festividades e celebrações que contenham representações simbólicas da cultura polonesa.

(Cartaz da exposição – Arte: Axel Giller)
(Cartaz da exposição – Arte: Axel Giller)

Agradecemos a importante parceria com a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, na pessoa do Sr. Secretário, Professor Imar Augusto, e também o apoio recebido pelos membros da mesma secretaria, Cecilia Szenkowicz Holtman e Edineia da Silva Correa Blaskowski.

Serviço:

Período expositivo: de 13 de setembro a 31 de outubro

Local: Casa da Cultura Polonesa Padre Karol Dworaczek

Endereço: Rua João Lipinski, 1001 – Colônia Murici – São José dos Pinhais

Telefone: 41-3635-1545

Datas e horários de visitação:

De terça a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Todo primeiro domingo do mês das 12h30 às 16h30