Casa da Cultura Polônia Brasil recebe parte do acervo de Ruy Wachowicz

Ruy Christovam Wachowicz, nasceu em 1939 e faleceu precocemente em 2001, foi o maior historiador brasileiro de origem polonesa e responsável por obras clássicas relacionadas àquele grupo étnico como “O Camponês Polonês no Brasil” e “As escolas da colonização polonesa”. Contribuiu, ainda, para as redações e edições dos “Perfis Polônicos” e dos 11 volumes dos “Anais da Comunidade Brasileiro-Polonesa”. Além disso, foi autor de obras sobre a história do Paraná, da Universidade Federal do Paraná e autor de diversos artigos históricos.

Desde sua morte, os arquivos das pesquisas de Wachowicz foram doados para diversas instituições. Recentemente, sua viúva a Professora Dra. Lilian Wachowicz, ainda tinha sob sua guarda vários documentos e livros produzidos pelo professor Wachowicz. Destes materiais, fontes primárias de pesquisa, haviam documentos fotocopiados, levantamentos estatísticos, documentos pessoais e de sua vida acadêmica, entre outras fontes históricas que refletiam acerca da presença polonesa no Brasil e a história do Paraná.

Esta documentação, que representa parte do acervo de Ruy Wachowicz, foi doada para a Casa da Cultura Polônia Brasil. Com isso, agradecemos profundamente a Professora Dra. Lilian Wachowicz pela confiança em escolher nossa entidade e nos comprometemos em zelarmos e mantermos o acervo tão importante para nossa comunidade.

40980442_681195335588121_5165801185466122240_n

Agradecemos também a intermediação de nossa presidente Schirlei Mari Freder e a importante coordenação dos trabalhos pelo historiador Rhuan Targino Zaleski Trindade que contribuiu na seleção, pesquisa e armazenamento da documentação. Agradecemos também o fundamental apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosziuszko para aquisição de materiais para acomodação do acervo.

Em nome da comunidade polonesa, saudamos a Professora Dra. Lilian Wachowicz e reiteramos a importância da manutenção dos documentos, que registram a presença de poloneses no Brasil como premente para evitar os apagamentos da memória e história dos grupos imigrantes no país. Informamos também que o processo de higienização, arquivamento e disponibilização está em andamento e em breve traremos mais informações.

Professora Lilian Wachowicz ladeada pelo filho, amigos e diretores da Casa da Cultura Polônia Brasil
Professora Dra. Lilian Wachowicz ladeada pelo filho, amigos e diretores da Casa da Cultura Polônia Brasil.