Terceiro Boletim TAK foi publicado pela Casa da Cultura Polônia Brasil.

TAK 3

Baixe seu exemplar: Boletim TAK_nº 03

Casa da Cultura Polônia Brasil com sede em Curitiba, PR, com a contribuição de sua Diretoria, Conselho, Membros da Comunidade e Equipe Editorial lança mais um número do Boletim TAK.

Esta última edição do ano, está recheada de belas matérias dos nossos colaboradores, que sempre nos enviam artigos e notícias caprichosamente elaborados. São textos e imagens vindos de várias cidades do Brasil, e também da Polônia. Desta vez recebemos o poema de um leitor que mora na Suiça, mas que nasceu no Paraná e conta em um poema minimalista, como sua juventude foi influenciada por ‘polacos’ talentosos e inspiradores, como o nosso poeta maior, Paulo Leminski.

Temos alguns destaques nesse número, como os festejos da Independência da Polônia, a exposição de Janusz Korczak na Colônia Muricy, o prêmio “Testemunha da História” recebido pelo Pe. Zdzislaw Malczewski em Varsóvia, a trajetória de Juliusz Szymanski, e as homenagens ao herói que está no coração de todos os poloneses, Tadeusz Kosciuszko.

O foco maior, é claro, está voltado para as festas e rituais de Natal, em especial a partilha do Opłatek, considerada como um dos maiores patrimônios espirituais da Polônia, envolta em uma longa tradição e em sentimentos de perdão, solidariedade e amor universal, que vão de encontro à verdadeira essência do Cristianismo.

A capa do boletim, de autoria de Mari Ines Piekas nos remete de forma onírica ao espírito do Natal polonês, e para adoçar ainda mais as festas, compartilhamos uma deliciosa receita de bolo natalino, o Makowiec. Skorzystajcie!

A equipe do Boletim TAK! agradece a todos que nos acompanharam durante o primeiro ano de sua existência e os convida a nos seguir também em 2018.
Boas festas! Wesołych Świąt!
Izabel LIVISKI
Diretora de Redação

Boa leitura. Zapraszamy!

Serviço:

Boletim TAK – Agenda Cultural Polônia Brasil

Número 3 – Novembro / Dezembro  2017

Realização: Casa da Cultura Polônia Brasil

Endereço: Rua Ébano Pereira, nº 502 – Curitiba – PR

Telefone: 55 41 3088-0708

tak@poloniabrasil.org.br

***