Casa da Cultura Polônia Brasil apoia celebração dos 127 anos da Sociedade Tadeusz Kosciuszko.

(Inauguração do “Mur: Galeria Polsko-Brazylijska” / Foto: Acervo STK)
(Inauguração do “Mur: Galeria Polsko-Brazylijska” / Foto: Acervo STK)

Aconteceu no último dia 17 a comemoração dos 127 anos da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko, a mais antiga sociedade polonesa da América Latina. Na ocasião a Casa da Cultura Polônia Brasil apoiou o evento através de integrantes de sua diretoria, alguns deles também integrantes da diretoria da STK, como é o caso da presidente da CCPB, Sra. Schirlei Freder, que atua como diretora de cultura da Sociedade Polono-Brasileira Tadeuz Kosciuszko.

A Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz kosciuszko sediada em uma importante construção histórica da cidade de Curitiba, acolhe a sede da Casa da Cultura Polônia Brasil desde sua fundação em 2012 e juntas mantêm um calendário anual repleto de eventos e atividades para comunidade polono-brasileira, aberta a seus sócios e outros públicos interessados.

O evento que contou com uma bonita programação iniciada pela benção proferida pelo padre Lourenço Biernaski, seguiu com a recolocação da obra do artista polonês Edmund Szyfter, com o retrato de Tadeusz Kosciuszko, que dá nome à Sociedade e a inauguração do “Mur: Galeria Polsko-Brazylijska ” ou Muro: Galeria Polono-Brasileira, na área externa de suas dependências, este último um trabalho realizado por integrantes da diretoria da STK e outros colaboradores, entre eles: Schirlei Freder, Axel Giller, Denise Sielski, Everly Giller, Dulce Osinski, Sr. Zbigniew e Sr. Remy, etc.

("Mur: Galeria Polsko-Brazylijska” ou Muro: Galeria Polono-Brasileira / Foto: Acervo STK)
(“Mur: Galeria Polsko-Brazylijska” ou Muro: Galeria Polono-Brasileira / Foto: Acervo STK)

Essas homenagens se somam ao Ano de Tadeusz Kosciuszko na Polônia, em Comemoração aos 200 anos de seu falecimento. General e herói polonês que dá nome a Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kościuszko, sociedade que se une aos poloneses e descendentes que vivem no Brasil para apresentar um pouco da história desse importante personagem e da obra panorâmica “Batalha de Racławice” que está instalada no museu panorâmico de Wrocław, na Polônia e que teve passagens recriadas nos muros da instituição. Concomitantemente comemorou-se em 15 de junho deste ano os 127 anos de fundação da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko de Curitiba-PR.

Para a atual diretora cultural da STK, Sra. Schirlei Freder a inauguração oficial do “Mur: Galeria Polsko-Brazylijska” ou Muro: Galeria Polono-Brasileira, foi realizada com o desejo de torná-la um espaço de integração das expressões culturais polono-brasileiras na cidade de Curitiba e no Brasil. Já como presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, instituição apoiadora do evento, esta foi a última ação que precedeu o afastamento temporário da Sra. Schirlei Freder, função assumida em 24 de junho pela Sra. Mari Ines Piekas.

 ***