Leminski na Polônia, a exposição “Meu Coração de Polaco Voltou” em viagem a suas raízes.

convite exposição MCPV Varsóvia_abril2017

Foi inaugurada no dia 11 de abril deste ano no Liceu Rui Barbosa em Varsóvia na Polônia a exposição “Meu Coração de Polaco Voltou” (Powróciło moje polskie serce). A exposição nasceu em Curitiba, cidade do poeta Paulo Leminski, numa parceria entre a Casa da Cultura Polônia Brasil e a Família Leminski. Na Polônia, a itinerância está acontecendo devido aos esforços da Sociedade Polono-Brasileira de Varsóvia e do Museu de História do Movimento Popular Polonês.

(Cerimônia de abertura no Liceu Rui Barbosa em Varsóvia, no detalhe os Srs. Stanislaw Pawliszwski e Jerzy Mazurek – Fotos: Acervo Sociedade Polono-Brasileira de Varsóvia)
(Cerimônia de abertura no Liceu Rui Barbosa em Varsóvia, no detalhe os Srs. Stanislaw Pawliszwski e Jerzy Mazurek – Fotos: Acervo Sociedade Polono-Brasileira de Varsóvia)

Durante o evento estiveram presentes, autoridades da Polônia, Brasil, Portugal, Angola e Peru, entre elas, o Cônsul Honorário do Brasil na Cracóvia Sr. Grzegorz Hajdarowicz, o Embaixador do Brasil em Varsóvia o Sr. Alfredo Leoni, os Embaixadores de Portugal e Angola, além de alunos do Liceu de Educação Geral Rui Barbosa, estudantes brasileiros da Universidade da Silésia de Katowice e demais convidados. A cerimônia foi aberta pelo Sr. Stanislaw Pawliszwski, ex-Embaixador da Polônia no Brasil e atualmente Presidente da Sociedade Polono-Brasileira em Varsóvia, e pelo Sr. Jerzy Mazurek diretor Museu de História do Movimento Popular Polonês.

MCPV_Varsóvia1
(Detalhes da abertura da exposição “Meu Coração de Polaco Voltou” no Liceu Rui Barbosa em Varsóvia, Polônia – Fotos: Acervo Sociedade Polono-Brasileira de Varsóvia)

Nesta itinerância pela Polônia está prevista a inauguração da exposição no dia 4 de junho de 2017, às 17:00 no Museu de História do Movimento Popular Polonês, na Rua Wilanowska 204, também em Varsóvia, desta vez organizada pelo Sindicato dos Escritores Poloneses no Exterior e o Museu de História do Movimento Popular Polonês, evento que contará com a presença de Prêmios Literários da União de Escritores Poloneses no Exterior para 2016, três escritores polaco-brasileiros premiados pela divulgação da cultura polonesa e da literatura polonesa no mundo, o Profº. Henryk Siewierski, da Universidade de Brasília, o Sr. Tomasz Łychowski, do Rio de Janeiro, e Sr. Zdzisław Malczewski, Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. Data na qual além da tão esperada abertura da exposição “Meu Coração de Polaco Voltou” ou Powróciło moje polskie serce haverá também o concerto de piano pela Sra. Weronika Siewierski.

Foram convidados para mais esta celebração Leminskiana autoridades do Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional, do Ministério de Relações Exteriores, da Universidade de Varsóvia, da Embaixada do Brasil e os Chefes das Missões Diplomáticas da América Latina em Varsóvia. Esta cerimônia contará ainda como a  participação de pessoas de instituições e organizações culturais, fundações culturais, organizações cívicas e interessados na cultura brasileira.

***