Casa da Cultura Polônia Brasil recebe Prêmio Papa João Paulo II, da Câmara Municipal de Curitiba.

(Prêmio João Paulo II - Foto: site do vereador Tito Zeglin)
(Prêmio João Paulo II – Foto: Acervo Tito Zeglin)

No dia 26 de abril a Casa da Cultura Polônia Brasil, instituição sem fins lucrativos de natureza cultural, recebeu da Câmara Municipal de Curitiba o Prêmio Papa João Paulo II.

Instituída em 2006, a honraria é outorgada anualmente a pessoas e entidades não governamentais cujas ações defendem causas apoiadas pela Igreja Católica (lei municipal 11.765/2006). As indicações foram aprovadas em plenário em dezembro do ano passado (decreto legislativo 13/2016). O vereador Tito Zeglin homenageará a Casa da Cultura Polônia Brasil, entidade polono-brasileira com sede em Curitiba.

(Papa João Paulo II - Imagens Google)
(Papa João Paulo II – Imagens Google)

Papa João Paulo II

Karol Józef Wojtyła, nome de batismo de João Paulo II, esteve à frente da Igreja Católica de 1978 a 2005, quando faleceu. Em dezembro de 2009, foi proclamado “venerável” pelo Papa Bento XVI. Sua beatificação aconteceu em maio de 2011, também pelo seu sucessor. E, em 27 de abril de 2014, foi declarado santo – ao mesmo tempo que o Papa João XXII – pelo Papa Francisco. (Fonte: CMC)

(Prêmio Papa João Paulo II - Foto: site do vereador Tito Zeglin)
(Prêmio Papa João Paulo II – Foto: Acervo Tito Zeglin)

A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Palácio Rio Branco – Câmara Municipal e contou com homenageados, autoridades dentre as quais o Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba o Sr. Marek Makowski e demais convidados. Momento em que a CCPB foi representada por sua presidente Sra. Shirlei Mari Freder, o tesoureiro Sr. João Carlos Cwiklinski e a conselheira Sra. Denise Sielski.

(Prêmio João Paulo II - Foto: site do vereador Tito Zeglin)
(Prêmio João Paulo II – Foto: Acervo Tito Zeglin)

Perguntada sobre o significado do prêmio para a instituição a Sra. Schirlei M. Freder afirmou que “É o reconhecimento do trabalho de todos, e como sempre digo, o pouco de dedicação de cada um se transforma em uma grande obra” e parabenizou a todos membros da diretoria e conselho pelo trabalho voluntário e dedicação à instituição desde sua fundação em 2012. A Sra. presidente também fez questão de lembrar e dedicar o prêmio aos Associados e a importante contribuição dada por eles para a manutenção e longevidade da instituição, bem como, aos parceiros institucionais, ao Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, e ao não menos importante público atendido pela Casa da Cultura Polônia Brasil, sem o qual todo esse trabalho não teria sentido.

***