Casa da Cultura Polônia Brasil participa do Festival de Culturas Tradicionais em Antonina, PR.

festival tradições cartaz

A convite de Lia Marchi a Casa da Cultura Polônia Brasil, instituição polono-brasileira com sede em Curitiba, representará a comunidade polonesa no Festival de Culturas Tradicionais “Tocadores – Encontro de Tradições” que acontece em Antonina, PR, de 20 a 22 de abril.

Com curadoria de Lia Marchi e produção da LM Stein, que assinam a direção do evento em conjunto, o festival destacará algumas das expressões populares do Paraná durante três dias de programação gratuita na charmosa Antonina. Com realização da Olaria Projetos de Arte e Educação o evento visa apresentar ao grande público um vibrante painel das variadas culturas e povos que compõem o estado. Muita música, dança, artesanato, tudo num só lugar, na Praça Coronel Macedo, no Centro Histórico de Antonina.

Segundo Lia Marchi “Este é um projeto antigo, fruto das minhas andanças pelo Paraná ao lado do produtor LM Stein”. Os dois registraram tradições do estado por 18 anos, revelando comunidades que vivem realidades paralelas, muitas delas isoladas, com dificuldade em mostrar suas culturas. O projeto foi viabilizado pela COPEL através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

festival tradições1

A Casa da Cultura Polônia Brasil participará da feira de artesanato destinada aos mestres, comunidades, cooperativas e grupos populares, que levarão sua produção artesanal para que o público presente possa adquirir produtos e interagir com os artistas, artesãos e instituições presentes. Além dos produtos da CCPB que estarão à venda durante a feira, semi joias em formato de mandala com inspiração na wicinanka, arte popular polonesa de Emília Piaskowski,  camisetas e echarpes exclusivas criadas a partir de obras da exposição “Lendas Polonesas” e publicação homônima, o visitante poderá encontrar toalhas desfiadas à mão, bonequinhas confeccionadas com palha de milho e outros itens do artesanato feito pela comunidade polonesa de Curitiba e região metropolitana.

17976479_409599542753324_1945788883_o
(Peças Atesanais – Fotos: Schirlei Freder)

Para a presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, Sra. Schirlei Freder, poder participar de eventos como esses é sempre gratificante, pois além de apresentar resultados do trabalho realizado ao longo dos últimos anos é possível levar um pouco da cultura polonesa a outros públicos, interagir com outros grupos e etnias cumprindo assim parte dos objetivos pelos quais a instituição tem trabalhado desde sua fundação em 2012.

 

Serviço:

Tocadores – Encontro de Tradições

Data: 20, 21 e 22 de abril – quinta-feira a sábado

Horário: programação das 8h às 21h

Atividades gratuitas abertas a todos os públicos

Endereço: concentração de atividades na Praça Coronel Macedo – Centro Histórico de Antonina

Programação completa em http://www.encontrodetradicoes.com.br/programacao

Para mais informações: https://www.facebook.com/encontrodetradicoes/

***